31/10/14

.Chá e sumo de laranja previnem cancro do ovário?


Chá e sumo de laranja podem reduzir um terço do risco de cancro do ovário
Depois de examinarem os regimes alimentares de quase 172 mil mulheres, investigadores britânicos concluíram que as duas bebidas contém componentes que ajudam a proteger da doença silenciosa e frequentemente fatal

Beber chá e sumo de laranja pode reduzir em um terço o risco de cancro de ovário. É a conclusão de um estudo que se prolongou por 30 anos e que passou pela observação da alimentação de 171,940 mulheres, entre os 25 e os 55 anos.
O cancro do ovário tem uma das taxas de mortalidade mais elevadas, uma vez que, como não apresenta sintomas nas suas fases iniciais, é diagnosticado com frequência tardiamente.
Os investigadores da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, concluiram que as mulheres que consumiam alimentos ricos em compostos antioxidantes flavonóides, como chá, vinho tinto, maçãs e citrinos, tinham um risco muito inferior de desenvolver tumores nos ovários.
A redução chegou a ser de 31% no caso das mulheres que bebiam chá e de 21% para as que bebiam quantidades significativas de sumos cítricos, sobretudo de laranja, observaram os investigadores, que publicaram o estudo no American Journal of Clinical Nutrition.

Abraço com muito chá e sumo de laranja para todas as leitoras!
ChefAntónio

30/10/14

.Beber leite diminui a esperança de vida?


Há muito que os benefícios do consumo de leite não são consensuais. Mas uma nova investigação vai mais longe e não só não aponta efeitos positivos ao consumo de leite como ainda o associa ao risco de diminuição dos anos de vida

Beber três copos de leite por dia não reduz o risco de fraturas ósseas e ainda aumenta o risco de morrer mais cedo. O estudo, conduzido por investigadores suecos, aponta o dedo aos níveis elevados de lactose e galactose encontrados no leite. Estes açúcares, acreditam os cientistas, podem aumentar o stress oxidativo e a inflamação crónica do organismo - duas grandes causas de doenças crónicas e fatais.
A investigação foi conduzida pela Universidade de Uppsala, na Suécia, e liderada pelo professor Karl Michaelsson, que embora defenda a necessidade de aprofundar o estudo sobre o tema, considera que os resultados já obtidos "podem questionar a validade das recomendações de consumo de grandes quantidades de leite para prevenção de fraturas por fragilidade [dos ossos]".
Os investigadores observaram o regime alimentar e estilo de vida de dois grupos de homens e mulheres ao longo de vários anos. Nas mulheres, o estudo não encontrou qualquer diminuição no risco de fraturas com um consumo elevado de leite. Mas as que bebiam mais de três copos por dia tinham um risco maior de morte. Os resultados foram semelhantes nos homens, mas menos pronunciados.
Pelo contrário, o consumo significativo de produtos à base de leite fermentado, como os iogurtes, foi associado a taxas de mortalidade e fratura inferiores, sobretudo nas mulheres.
Investigações anteriores sobre o efeito do consumo de laticínios na prevenção da osteoporose obtiveram resultados contraditórios.

Abraço.
ChefAntónio

29/10/14

.Pétalas de rosa... cristalizadas!

Dos olhos para o palato!

Trago-vos hoje uma extravagância gourmet. De sabor delicado, muito fácil de preparar,  irresistível para consumir como guloseima suprema ou a acompanhar um cafezinho acabado de fazer...
 
INGREDIENTES
.1 rosa grande que não tenha sido tratada com pesticidas
.1 clara de ovo
.1 colher de sopa de água
.Açúcar (qualquer tipo)
.1 pincel macio de ponta pequena
 
 
 PREPARAÇÃO
1. Lave bem a rosa em água corrente e deixe que escorra o excesso de água numa peneira ou escorredor.
2. Retire as pétalas, eliminando a parte branca da base, pois pode amargar ao ser mastigada.
3. Espalhe as pétalas sobre papel absorvente para que acabem de secar.
4. Numa vasilha pequena, use um garfo para bater levemente a clara de ovo com a água.
5. Com o pincel, pincele cada pétala, dos dois lados, com a clara batida.
6. Em seguida, coloque a pétala pincelada com a clara no açúcar, cobrindo-a de forma a que o açúcar fique bem colado.
7. Numa assadeira forrada de papel vegetal, coloque as flores açucaradas em forno baixo (150°C) por 10 minutos.
8. Uma vez secas, guarde-as em um recipiente hermeticamente fechado.   Tenha cuidado, pois as pétalas são muito frágeis e quebram facilmente. Bem acondicionadas, as flores cristalizadas conservam-se por duas semanas.
NOTA: Para seguir um procedimento de seca mais natural, coloque as pétalas em local arejado, à temperatura ambiente, por cerca de 24 horas, até que estejam secas. Mova ligeiramente as pétalas à medida que forem secando para que não colem ao papel.

Abraço.
ChefAntónio

28/10/14

.Aperitivo de nabo com cominhos!

Hoje ao almoço... As rodelas ficam macias e as cascas estaladiças!
 
Por muitos considerado um alimento com sabor pouco interessante, o nabo pode surpreender-nos. Excelente em omeleta (veja AQUI) e mesmo em compota, o nabo pode transformar-se num aperitivo simples, saudável e delicioso...

Ingredientes
.Nabo muito bem lavado (usando também a casca)
.Azeite (de oliva), sal e cominhos

Preparação
1. Retire a casca do nabo e corte-a às tiras.
2. Corte o nabo em rodelas finas.
3. Numa frigideira antiaderente, aqueça o azeite e frite as rodelas de nabo e as tiras da casca em lume (fogo) médio durante cerca de 2 minutos de cada lado.
4. Quanto começar a ficar acastanhado, como na imagem, tire da frigideira e ponha em papel absorvente.
5. Polvilhe com um pouco de sal bem fino (pode esmagá-lo num almofariz) e cominhos moídos.
6. Sirva de imediato. A acompanhar, sugiro vinho branco, cerveja ou cidra.

Bom apetite!
ChefAntónio

25/10/14

.8 fontes de hidratos de carbono a não afastar da sua dieta!

Acabadas de assar, estas batatas serão a sobremesa do jantar de hoje!

Enquanto as dietas sem (ou com reduzidíssimos) hidratos de carbono ganham cada vez mais adeptos, confira aqui uma lista de 8 alimentos que vai querer manter à mesa

São o combustível do corpo, especialmente em caso de atividade física. Mas também funcionam como reguladores do humor e do funcionamento intestinal. Em plena "guerra mundial" contra os carboidratos, alimentada pela sempre presente necessidade de perder peso, os nutricionistas recordam o papel fundamental dos hidratos de carbono.

A fibra é a chave dos benefícios dos carboidratos. Afastada de vários alimentos através do processamento, como é o caso do pão, arroz e massas brancos, a fibra ajuda à sensação de saciedade, reduz o colesterol e previne ataques cardíacos, entre vários outros benefícios.

Hidratos de carbono ricos em fibra

1 – Feijão
Praticamente todos os tipo de feijão fornecem uma dose saudável de fibra (e proteínas) e pouco açúcar.

2 – Abóbora
Baixa em açúcar, rica em fibra, além de ser uma fonte de carotenoides, potentes antioxidantes.

3 – Aveia
O tipo particular de fibra encontrado na aveia tem sido associado a uma maior saúde cardíaca e controlo do peso.

4 – Pipocas
E esta, hein? O milho usado para as tão apreciadas pipocas conta como um cereal integral. Claro que se juntar muita gordura, sal ou açúcar, as pipocas não serão o petisco ideal para a sua dieta.

5 – Quinoa
Uma chávena de quinoa contém cinco gramas de fibra. Considerada uma proteína completa, contém os nove aminoácidos essenciais.

6 - Batata doce
Qualquer tipo de batata, desde que consumido com a casca, é uma fonte de carboidratos ricos em fibra, mas a batata doce acrescenta a esta vantagem o facto de ser também rica em carotenoides.

7 – Banana
A "barra energética da Natureza", como é apelidada, rivaliza com as bebidas desportivas no que toca a fornecer energia aos atletas, graças aos seus açúcares naturais. Mas uma banana de tamanho médico também contém 3 gramas de fibra e uma dose saudável de vitamina B6.

8 – Bagas
Todas as variedades são ricas em fibra, vitaminas e antioxidantes.

Fonte: Artigo da revista Visão (AQUI).

Abraço.
ChefAntónio

24/10/14

Pimento: proteção contra todos os riscos!

Uma selfie na horta cá de casa com uma mão amiga a ajudar...

Nota para os amigos-leitores brasileiros: pimento = pimentão; cancro = câncer.
Dotado de um sabor intenso, mesmo quando utilizado em quantidades irrisórias, o pimento tem a capacidade de dar corpo e alma a pratos com pouca chama sem ser necessário recorrer ao sal ou à gordura.
Indicado para dietas de emagrecimento por ser pobre em calorias, o pimento permite confecionar um elevado número de pratos. Quando for para a cozinha fazer uma receita que encontrei de compota de pimentos, partilhá-la-ei convosco!

O PIMENTO:
A. Protege contra os radicais livres
Os pimentos são ricos em vitamina C (mais do que a laranja) e vitamina A (através da sua concentração de carotenoides, como o betacaroteno), dois antioxidantes muito poderosos.
Além de ser rico em fitoquímicos, o pimento também fornece uma boa quantidade de fibras.

B. Reduz o risco de doenças cardiovasculares
O pimento também contém vitamina B6 e ácido fólico. Estas duas vitaminas do complexo B são muito importantes para reduzir os níveis elevados de homocisteína, protegendo os vasos sanguíneos e reduzindo o risco de ataques cardíacos e derrames.
O pimento fornece também fibras que ajudam a baixar os níveis de colesterol alto.

C. Ajuda a proteger contra o cancro
Os pimentos vermelhos são um dos poucos alimentos que contêm licopeno, um carotenoide cujo consumo reduz o risco de cancro de próstata e de cancros do colo do útero, bexiga e pâncreas.
Estudos recentes sugerem que os indivíduos cujas dietas são pobres em alimentos ricos em licopeno estão em maior risco de desenvolver esses tipos de cancros.
Para as pessoas preocupadas com o cancro do cólon, a fibra encontrada nos pimentos pode ajudar a reduzir a quantidade de pontos de contacto que temos com células cancerígenas.
Além disso, o consumo de vitamina C, betacaroteno e ácido fólico, encontrado em todos os pimentos, está associado a um risco significativamente reduzido de cancro do cólon.

D. Tem propriedades anti-inflamatórias
Os muitos fitonutrientes obtidos do pimento têm propriedades anti-inflamatórias. Este apoio anti-inflamatório não é apenas grande para a prevenção do cancro e de outras doenças, mas também protege o coração e pode reduzir o risco de condições decorrentes de inflamação crónica, como a artrite.

E. Reforça o sistema imunitário
A vitamina C tem uma ampla gama de benefícios para a saúde, mas é mais conhecido por sua capacidade de estimular o sistema imunológico e combater o stress oxidativo causado pela atividade de radicais livres no corpo.
O pimento contém também uma boa quantidade de vitamina B6, que estimula o sistema imunitário.

F. Preserva a saúde ocular
Os pimentos são ricos com duas vitaminas que são essenciais para a saúde dos olhos, principalmente para afastar doenças oculares relacionadas com a idade. A vitamina C ajuda a prevenir as cataratas, enquanto a vitamina A ajuda a prevenir a degeneração macular. Ambas as vitaminas nos ajudam a ter olhos fortes e saudáveis.

Fontes:

Abraço “apimentado”!
ChefAntónio

21/10/14

Palitos de abóbora na frigideira c/ molho de iogurte!

Bom apetite!

Hoje, as honras do blogue concentram-se numa entrada. Com um uso menos convencional da abóbora, proponho-vos um petisco delicioso, simples de confecionar e muito saudável. A minha mulher (cobaia das minhas experiências na cozinha…) aprovou sem reservas com uma classificação de “Muito Bom”. Espero conseguir também a vossa aprovação! ;)

INGREDIENTES:
.Abóbora cortada em palitos finos (cerca de ½ centímetro de espessura)
.Azeite (de oliva)
.Sal e pimenta
.1 iogurte magro natural
.½ malagueta (sem as sementes)
.Cebolinho
.3 dentes de alhos

PREPARAÇÃO:
O MOLHO
Junte num copo misturador o iogurte, 1 colher de sopa de azeite, uma pitada de sal, o cebolinho picado, os alhos e a malagueta (se não aprecia sabores picantes, pode suprimi-la) e triture tudo muito bem.
Nota: Pode substituir por outro molho do seu agrado: maionese, ketchup, mostarda...
A ABÓBORA
1. Numa frigideira antiaderente, frite os palitos de abóbora 3 minutos de cada lado em lume (fogo) médio.
2. Coloque-os sobre papel absorvente e, enquanto estão quentes, polvilhe-os com sal fino e pimenta moída no momento.
3. Agora, é ir mergulhando os palitos no molho e deliciar-se!

SUGESTÃO PARA ACOMPANHAR: uma cerveja bem fresca ou vinho branco seco (também fresco).

Abraço.
ChefAntónio

20/10/14

Estufado de beringela com folhas de aboboreira!

   Ficou assim!

A receita de hoje é dedicada à minha amiga Ana Paula Correia, que é vegetariana e está numa missão de voluntariado na ilha do Príncipe. Especialmente para ela, ficam algumas sugestões para adaptar a receita: substituir as beringelas por abóbora; recorrer ao azeite de palma (parece que afinal não é tão mau para a saúde como se dizia); substituir as ervas aromáticas pelos condimentos de s. tomé como o micocó ou a erva-mosquito.


INGREDIENTES (para 4 pessoas):
.2 beringelas grandes partidas em cubos muito pequenos
.4 tomates médios (sem pele) picados
.1 cebola grande picada
.cebolinho picado
.rama de aipo (salsão) picada (ou salsa)
.12 folhas de aboboreira tenras e muito bem lavadas
.azeite (de oliva) e vinagre de beterraba (ou outro ao seu gosto)
.pimenta-preta (do-reino) moída no momento
.1 malagueta pequena picada (sem as sementes)
.sal e 1/2 copo de água

PREPARAÇÃO:
1. Num tacho, leve a cebola a refogar com 5 colheres de sopa de azeite durante 3 minutos em lume (fogo) médio.
2. Junte as beringelas, o cebolinho, o aipo, a malagueta, a pimenta e o sal (em quantidade moderada).
3. Deixe estufar 3 minutos, junte o tomate e a água, mexa e deixe apurar, com o tacho tapado, mexendo de vez em quando.
4. Passados 15 minutos, sendo necessário, retifique o sal e desligue.
5. Deixe repousar 5 minutos e está pronto.
6. Sirva com as folhas de aboboreira cozidas em água e sal durante 15 minutos, temperadas com azeite e vinagre (ou sumo de limão).
 
Nota: As folhas de aboboreira são surpreendentemente suaves. Um recurso a não desperdiçar!

Bom apetite!
ChefAntónio

19/10/14

.Arroz de farinheira c/ ovos mexidos com espargos!


Hoje, trago-vos um arroz que é uma verdadeira tentação! É uma receita tradicional de Portugal com um sabor suave. Mesmo tendo em conta que o teor de gordura da farinheira é elevado, um dia não são dias. Logo, delicie-se com o petisco sem remorsos dietéticos! 

(para quatro pessoas)

A. Arroz de farinheira
INGREDIENTES: 1 copo de arroz, 3 copos de água, 1/2 farinheira (pode substituir por chouriço ou morcela, mas não fica tão suave), 1 cebola pequena, 2 colheres de café de cominhos moídos, 1 pitada de sal, azeite (de oliva).
PREPARAÇÃO:
1. Num tacho antiaderente, leve a cebola picada e o recheio da farinheira (bem desfeito com um garfo) a refogar 4 a 5 minutos em lume (fogo) médio.
2. Junte a água e deixe levantar fervura.
3. Acrescente o arroz, uma pitada de sal e os cominhos.
4. Quando voltar a levantar fervura, deixe ferver com o lume no mínimo, mexendo de vez em quando.
5. Passados 10 minutos, sendo necessário, retifique o sal, desligue e deixe em repouso 5 minutos com o tacho tapado.

B. Ovos mexidos com espargos
INGREDIENTES: 4 ovos, sal, um molho de espargos (usei espargos-selvagens que colhi na floresta), 1 colher de café de cominhos moídos, 1 pitada de sal, azeite.
PREPARAÇÃO:
1. Numa frigideira antiaderente, deixe os espargos (picadinhos) apurar no azeite (em lume médio) durante 3 minutos.
2. Bata os ovos com o sal e os cominhos.
3. Junte o preparado aos espargos e vá mexendo até os ovos ficarem soltos, mas não demasiado secos (3 a 4 minutos).
4. Sirva de imediato com o arroz.

Acompanhei com um vinho tinto velho do Alentejo (sul de Portugal).

Bom apetite!
ChefAntónio

Nota cultural:
A farinheira é um enchido típico de Portugal. Foi criado pelos judeus portugueses durante a época da inquisição, como forma de simularem o consumo de carne de porco, que constitui o recheio da maior parte dos enchidos. A farinheira é confecionada com farinha, como o nome indica, com massa de pimentão, colorau, vinho e, atualmente, também com gordura de porco. Tem a particularidade de ser o único enchido cuja tripa não é completamente cheia. A cura é feita por fumo.
Pode ser servida cozida, como complemento do cozido à portuguesa ou da feijoada, frita ou assada no forno. Deve ser conservada num local fresco.

12/10/14

lúcia-lima: uma delícia antioxidante!

O meu pé de lúcia-lima (feliz com a chuva que continua a cair...).


Estimula a digestão, é relaxante e melhora o sono
Originária da América do Sul e cultivada na Europa desde o século XVIII, a lúcia-lima é uma das plantas mais conhecidas da naturopatia portuguesa. Os portugueses têm muito o hábito de a ingerir em chá.
Também denominada de erva-luísa, bela-luísa, limonete ou doce-lima tem um característico odor a limão. Um estudo realizado em março de 2011 na Universidade de Medicina de Madrid concluiu que o efeito antioxidante da lúcia-lima é equivalente ao do chá verde. O efeito anti-inflamatório e antiespasmódico nas dismenorreias da lúcia-lima é equivalente a fármacos como a indometacina. A lúcia-lima protege contra os efeitos adversos da quimioterapia (cisplatina) na medula óssea, exercendo uma ação antigenotóxica devido ao seu efeito antioxidante. Com base num estudo publicado na Toxicology Letters, em 2004, esta deve ser aconselhada a pacientes oncológicos que estejam a fazer este tratamento.

Usos:
As folhas podem ser consumidas frescas ou secas.
.Em chá (quente ou frio).
.Na culinária, confere um sabor alimonado aos pratos de peixe e aves, às marinadas de vegetais, molhos para saladas, compotas, pudins e bebidas.

SUGESTÃO:

Num litro de água a ferver, deite 3 a 4 colheres de sopa de lúcia-lima. Deixe ferver durante 5min. Deixe repousar durante 10min, coe e beba ao longo do dia, de preferência sem açúcar. Esta infusão funciona como calmante e sedativo.
 

 Fontes utilizadas:

Abraço com aroma de limão!
ChefAntónio