28/04/15

O que é que o REPOLHO tem? Tem muita coisa, tem!


 
Fibras, vitaminas, sais minerais, substâncias antioxidantes, baixo índice glicémico: eis o repolho, um dos alimentos mais baratos e saudáveis!
                            
FICHA DE APRESENTAÇÃO:
HISTÓRIA
O repolho tornou-se num alimento importante na Europa, na Idade Média.
VARIEDADES
Da mesma família da couve, há cinco tipos de repolho: couve-roxa, liso, crespo, couve-chinesa e a couve-de-bruxelas.
PROPRIEDADES
1. Contém grandes concentrações de substâncias antioxidantes e anticancerígenas como os sulforafanos, que segundo um estudo da Universidade de Stanford, nos EUA, é a substância química encontrada em plantas que mais eleva o nível de enzimas anticancerígenas no organismo.
2. É um alimento rico em fibras e em antocianinas, os mesmos pigmentos da uva.
3. Possui boa quantidade de vitaminas A, B, C, e K e sais minerais (cálcio, ferro, zinco e altas concentrações de magnésio, fósforo e potássio).
4. Ajuda a manter um peso saudável e, pelo seu baixo índice glicémico, a controlar os níveis de glicemia e o colesterol.
COMO ESCOLHER
Quanto mais escuras forem as folhas, mais rico em nutrientes é o repolho.
O mais rico é a couve-roxa, sobretudo em vitamina C, fósforo e selénio (nutriente que mantém a pele saudável).
Embora contenha mais vitamina A, potássio e ácido fólico, o menos rico é o repolho-branco.
CONSUMO
1. Pode ser consumido cru (cortado em tiras), cozido ou refogado e também na forma de charutos recheados com arroz e carne, à moda árabe.
2. O forte odor que emana ao ser cozido deve-se à presença de enxofre. Basta deixar a panela destapada durante a confeção para eliminar o “problema”.
DESCOBERTAS
Num estudo, algumas pessoas beberam sumo (suco) de repolho e aplicaram as folhas como compressas para aliviar as condições de pele como acne, eczema e psoríase e obtiveram um resultado positivo.
FONTES
 
Abraço.
ChefAntónio

23/04/15

Há um nabo gigante na minha horta!


Há uns meses, semeei estes nabos com dois objetivos: consumir algumas plantas jovens, como legume verde, e colher os nabos para as confecionar sopa e a minha compota de nabos com pinhões.
Nunca utilizei adubos industriais ou de compra. Na terra, foram incorporados apenas estrume das galinhas e resíduos vegetais compostados.
O clima ajudou bastante, pois o inverno e a primavera (iniciada na Europa em março) têm sido chuvosos.
E, de repente, quando fazia uma colheita, deparei com um nabo cujo tamanho já ultrapassava nitidamente todos os outros. Deixei-o ficar e, como se pode ver, comparado com o nabo normal, que coloquei também na foto, é cinco ou seis vezes maior. Deverá pesar cerca de 800 gramas.
Está a ser tratado com todo o carinho para que floresça e dê sementes. Talvez venha a ter, no próximo ano, um montão de supernabos!

Abraço.
ChefAntónio


22/04/15

Bifinhos de acelga c/ molho de mostarda!


Hoje, para todos os que preferem alimentos de origem vegetal, proponho um prato 100% vegetariano. Simples de fazer, económico e muito saboroso!

Ingredientes:
.folhas de acelga com caules bem tenros e suculentos (2 por pessoa)
.dentes de alho
.azeite (de oliva)
.mostarda suave (1 colher de sopa)
.iogurte desnatado (3 colheres de sopa)
.sal e pimenta-preta (do-reino)

Preparação:
1. Separe os caules da parte da folha e corte-os em pedaços como na imagem.
2. Coza-os em água a ferver durante 4 minutos, retire-os e seque-os.
3. Frite-os em azeite durante 3 minutos de cada lado em lume (fogo) médio.
4. Coloque sobre papel absorvente (papel toalha) e polvilhe com sal (muito pouco) e pimenta moída no momento.

Molho:
1. Numa frigideira antiderente, junte azeite (2 colheres de sopa) e 3 dentes de alho (em puré) e deixe estufar 2 minutos, mexendo sempre.
2. Acrescente a mostarda, o iogurte e uma pitada de sal, mexa e deixe apurar mais cerca de 3 minutos.

Acompanhamentos:
A. Coza o tipo de massa (macarrão) da sua preferência em água e sal. Escorra e junte o molho mexendo bem.
B. Pique a parte verde das acelgas muito fininho e estufe-a em azeite (2 colheres de sopa) e alho em puré (2 dentes) numa frigideira antiaderente.

Agora é só servir e deliciar-se. Um copo de vinho tinto liga bem com o repasto!

Abraço.
ChefAntónio

Acelga: consumida desde a Antiguidade!

Cerca de dois meses depois de serem plantadas, estão assim...
(Receita de bifinhos de acelga c/ molho de mostarda: AQUI)

Frequentemente ignorada e subalternizada em relação a vegetais como a alface, o agrião, as couves ou as nabiças, a acelga deveria merecer um lugar de destaque na nossa mesa. Porquê? Pelas propriedades antioxidantes, pelo poder anti-inflamatório, pelas vitaminas, pelos sais minerais...

ORIGEM
Consumida a Antiguidade pelos camponeses gregos e egípcios, a acelga é originária da região do Mediterrâneo. Trazida para a Europa na Idade Média, fez grande sucesso em França.

CARACTERÍSTICAS E NUTRIENTES
Da família da beterraba, tem talos longos e rígidos de coloração diversa (brancos, cor-de-rosa, amarelos, vermelhos, verdes, violetas ou laranjas) e nervuras que sustentam as folhas, lisas ou crespas, de cor verde brilhante ou avermelhada.
Este vegetal é muito nutricionalmente muito interessante:
.alto teor de fibras
.vitaminas A, B3, C, E e K, esta última em grande quantidade
.sódio, magnésio, potássio e ferro
.propriedades anti-inflamatórias, que protegem e fortalecem o estômago
.índice glicémico baixo, sendo um alimento de eleição para diabéticos

COMO CONSUMI-LA
A culinária utiliza as folhas e os talos em pizzas, bolinhos, sopas, saladas, temperando massas e carnes e até mesmo crua. Misturada ao azeite, funciona como um ótimo laxante natural.
Nota: A cozedura tem duas vantagens: reduz-lhe a quantidade de ácido oxálico (que retarda a absorção do cálcio pelos ossos) e tira-lhe o sabor amargo que pode ter quando consumida crua.

CULTIVO
A acelga está pronta a ser colhida cerca de 70 dias após o plantio.

Fontes:

Abraço.
ChefAntónio

20/04/15

Delícia de cenoura no micro-ondas!

Tudo prà mesa!
 
Eis uma receita excelente com cenoura que pode ser confecionada de forma simples e rápida no seu micro-ondas.
 
Delícia de cenoura!
Ingredientes:
.500 gramas de cenoura
.azeite (de oliva) ou óleo de girassol (3 colheres de sopa)
.sal (1 colher de café)
.1 ramo de coentros
.pimenta-preta (do-reino)
.alhos (3 dentes)
Preparação:
1. Corte a cenoura em lascas finas.
2. Coloque-a num pirex com tampa com os coentros picados, os alhos esmagados em papa, uma pitada de pimenta (moída no momento), o sal e o azeite.
3. Mexa bem, tape o pirex e leve ao micro-ondas durante 6 minutos na potência máxima.
4. Agite o pirex durante uns segundos e conte mais 6 minutos. A sua cenoura 6+6 está pronta!
Sugestão: Pode usar como entrada (fria ou quente) ou como acompanhamento de carnes (ou peixes) grelhadas ou assadas no forno.
 
Abraço.
ChefAntónio
 
Informação complementar:
Sendo originária do Afeganistão, desde o ano 500 A.C., quando foram registadas as suas primeiras sementes, que a cenoura era cozida em ensopados para curar doentes.
Os benefícios da cenoura, chegada à Europa no século XIII, são imensos. Rica em vitamina A, este legume contém muitos sais minerais, como fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo, e vitaminas do Complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo.
Comer a cenoura crua é sem dúvida uma das melhores formas de ingerir este legume. Ralada ou inteira, e bem lavada, a cenoura limpa os dentes e desenvolve os maxilares. O seu sumo favorece o bom funcionamento do fígado, purifica a bílis, ajuda na cura da icterícia e é um bom remédio para as doenças dos brônquios e pulmões. O caldo concentrado de cenoura, ao qual é adicionado mel e/ ou sumo de limão, é óptimo para curar bronquites, sendo ainda indispensável para gestantes e lactantes, pois melhora e aumenta o volume sanguíneo que, consequentemente, aumenta e melhora a produção do leite. Na fase do crescimento ela é essencial: é eficiente contra o crescimento retardado em crianças, na dentição defeituosa ou insuficiência de resistência contra as infeções.
Há quem defenda que a cenoura tem várias propriedades medicinais por ser antisséptica, antimicrobiana, aperiente, bronzeadora, cicatrizante, citostática, diurética, emoliente, estimulante dos sistemas linfático e nervoso, rejuvenescedora, remineralizante, suavizadora.
Doentes de reumatismo, por exemplo, devem beber sumos de cenoura diariamente, assim como comer cenouras cruas antes das refeições. A cenoura crua e ralada é ainda excelente na cura de úlceras quando aplicada diretamente no local afetado.
Por ser tão nutritiva, a cenoura deve ser ingerida pelo menos três vezes por semana. É um dos legumes que se conserva por maior período de tempo, podendo ser preparado sob a forma de sopas, saladas, cremes, suflés ou doces.
A cenoura tem um elevado teor de caroteno (provitamina A), responsável pela coloração amarela dos vegetais e que no organismo se transforma em vitamina A. Tem uma pequena quantidade de vitamina C e contém óleos essenciais e pectina (a mesma função da maçã, que fomenta a formação de gelatina). Fonte de vitamina E, que tem uma importante ação antioxidante, evitando danos nos tecidos, e de ácido fólico - fundamental para o bom funcionamento dos sistemas imunitário, nervoso e cardiovascular -, a fibra da cenoura ajuda no trânsito intestinal e na redução dos níveis de colesterol do sangue.


19/04/15

Compota de morango c/ vinho do Porto e canela!


Acabada de fazer e já apaixonada pelo pão...
 
Morangos frescos com vinho Porto são um clássico no universo das sobremesas. Os mesmos protagonistas podem dar corpo a uma compota de eleição. Simples (no pão ou à colher) ou a acompanhar uma bola de gelado ou uma fatia de queijo ou requeijão, é uma perdição…

Ingredientes:
.1 quilo de morangos (usei biológicos)
.½ quilo de açúcar
.4 paus de canela
.10cl de vinho do Porto (ou outro vinho licoroso da sua preferência)
Nota: Como a receita leva menos açúcar, o vinho ajuda a conservar.

Preparação:
1. Lave os frutos, tire os pedúnculos e corte-os em pedaços pequenos.
2. Junte o açúcar, o vinho do Porto e a canela e leve ao lume numa panela antiaderente.
3. Quando começar a ferver, baixe para lume (fogo) brando e vá mexendo.
4. Se começar a ficar muito espesso, junte um pouco de água.
5. Ao fim de cerca de 1 hora, estará pronto.
6. Coloque em recipientes de vidro esterilizados (basta pôr no micro-ondas durante 30 segundos na potência máxima).
7. Uma vez que a receita leva pouco açúcar, quando a compota estiver à temperatura ambiente, guarde-a no frigorífico (geladeira). Conserva-se pelo menos 5 a 6 meses.

Abraço e bom apetite!
ChefAntónio

14/04/15

Salada de alface c/ espargos selvagens e molho de mostarda!

 Da partitura de ingredientes à sinfonia... de sabores!

Em Brejos de Azeitão, a minha casa fica situada entre a última rua da “civilização” (a frente) e os campos agrícolas e a floresta (nas traseiras), onde vou colher espargos selvagens com regularidade. Aproveitando a colheita desta manhã e os recursos que a horta biológica me proporciona, trago-vos esta proposta, verdadeira festa de cores e sabores!

Ingredientes para 4 pessoas:
.1 alface grande
.100 g espargos selvagens (pode usar os de compra)
.1 cebola pequena (picada)
.2 colheres de sopa de coentros frescos picados
.2 colheres de sopa de azeite (de oliva)
.1 colher de sopa de mostarda (da mais suave)
.1 colher de sopa de vinagre balsâmico (ou outro da sua preferência)
.1 colher de chá de pimenta-preta (do-reino) moída no momento
.sal

Preparação:
1. Numa frigideira antiaderente, deixe os espargos (picados) estufar no azeite durante 2 minutos em lume (fogo) médio.
2. Junte a mostarda, o vinagre e a pimenta e deixe apurar mais 1 minuto.
3. Enquanto os espargos arrefecem (para não cozerem a alface), lave a alface e parta-a aos pedaços cuidadosamente (com a mão).
4. Numa saladeira, coloque a alface e sobre ela o molho de espargos.
5. Junte os coentros, a cebola e uma pitada de sal.
6. Mexa com cuidado para manter a alface crocante e sirva.
7. A suavidade da alface será estimulada pelo sabor intenso e selvagem dos espargos: uma delícia!

Bon appétit!
ChefAntónio

13/04/15

BETERRABA: a consumir sem moderação!

Colhi há pouco este magnífico espécime com 374 gramas. Um recorde cá na horta...

Antioxidante e excelente no combate à anemia, a beterraba é fonte de vitaminas (A, C e do complexo B) cálcio, ferro, magnésio, zinco, potássio, fósforo e fibras.
Alguns dados e sugestões interessantes:
O facto de ser adocicada e aproveitada na produção de açúcar não faz desta planta uma fonte de calorias. 100 gramas de beterraba têm apenas 50 calorias!
Além de ser consumida cozida ou crua em saladas, pode ser usada em bolos, mousses, patés, suflés, sumos e incluída em sopas e tortas.
Ao utilizar a beterraba cozida, use a água que sobra em sopa ou na confeção de arroz.
As folhas da beterraba possuem mais nutrientes que a raiz. Assim, as folhas podem ser consumidas em sopas, refogadas ou no recheio de omeletas.
Para manter as beterrabas vermelhas, cozinhe-as inteiras, com casca e com 5 cm do talo, acrescentando 2 colheres (sopa) de vinagre na água.
Alguns temperos combinam muito com ela, pois realçam seu sabor adocicado: cebola, salsa, noz-moscada, limão e cravo-da-índia.
 
Boas experiências culinárias para todos!
ChefAntónio
P.s. Recordo que há no blogue (AQUI) uma ótima receita: Beterraba com atum em ninho de alface!

12/04/15

Chá de flor de laranjeira: colha e faça você mesmo!

Na minha horta, as abelhas não resistem ao aroma doce das flores...

O momento em que as laranjeiras estão em flor é uma oportunidade para armazenar este recurso biológico de forma simples e eficaz.
1. Colocar plásticos ou tela de sombra para aproveitar as flores que vão caindo das árvores.

 
2. A seguir, secam-se as flores em tabuleiros não expostos diretamente à luz solar e guardam-se em recipientes de vidro bem fechados em local seco.
 
3. Finalmente, é só desfrutar, sempre que lhe apeteça, desta agradável bebida, que, segundo a sabedoria popular, é um calmante natural, um aliado precioso para melhorar a qualidade do sono e reduzir a ansiedade e o stresse.
Há até quem diga que é um afrodisíaco eficaz…
Será caso para dizer: afinal, acalma ou excita?
De qualquer modo, não há notícia de efeitos secundários...

Como fazer:
Ingredientes:
.1 colher de sopa cheia de flores de laranjeira secas por chávena (xícara)
.açúcar, adoçante ou mel (ótima opção com este chá)

Preparação:
1. Ferva água e junte-a às flores de laranjeira.
2. Deixe em infusão durante dez minutos e sirva.

Abraço e boas infusões para todos!
ChefAntónio

10/04/15

Manteiga de amendoim: faça você mesmo!

Acabada de fazer, pronta a ser comida!

Se a palavra amendoim vem tupi-guarani mãdu'bi, o sinónimo alcagoita (regionalismo em Portugal) deriva do nouatle (língua falada no México) cacahuete (“cacau da terra”). E terão sido os Astecas os primeiros a transformar o amendoim numa pasta para comer.
Como vamos ver, este é um produto saudável (até para diabéticos). O problema na generalidade das manteigas disponíveis no mercado é a adição de sal, açúcar e o uso de gorduras hidrogenadas (também designadas por gorduras trans), que aumentam os prazos de validade dos alimentos, mas são altamente prejudiciais para a saúde.
Um artigo do blogue fromportugaltonyc mostra que todas as manteigas de amendoim à venda em Portugal são de evitar.
Fazendo a sua própria manteiga, poderá usufruir de todas as vantagens que este produto lhe pode proporcionar.

MANTEIGA DE AMENDOIM
INGREDIENTES:
.200 g de amendoins torrados (descascados e sem pele)
.3 colheres de sobremesa de azeite (ou óleo de amendoim ou de coco).
Nota: A gordura facilita a transformação do amendoim em pasta, mas pode fazer uma manteiga “100% amendoim”.
 
PREPARAÇÂO:
.Coloque os ingredientes num processador de alimentos e triture até obter uma pasta com a consistência desejada.
.Vá soltando os amendoins que ficarem colados nos lados do recipiente do processador e triturando com paciência durante períodos de 30 segundos.
.O tempo necessário para obter uma manteiga perfeita será de 8 a 10 minutos, mas o produto final compensará: aroma irresistível, aspeto tentador, sabor aveludado e delicioso!
 
COMO CONSUMIR? ALGUMAS IDEIAS:
.Barrada no pão ou em sanduíches.
.Misturada com frutas (resulta bem com maçãs e bananas).
.Na confeção de molhos.
.Para temperar saladas.
.Para engrossar sopas.
 
SUGESTÃO FINAL:
Seguindo os mesmos procedimentos, poderá fazer também manteiga de amêndoa, sementes de girassol, avelã, etc.

BENEFÍCIOS:
1. FONTE DE ENERGIA
Contém proteínas e gorduras monoinsaturadas saudáveis e outros nutrientes, incluindo vitamina B3, triptofano e manganês.
2. MELHORA AS FUNÇÕES CARDIOVASCULARES
A gordura monoinsaturada reduz o risco de doença cardíaca. Além disso, os amendoins contêm fibras e vitamina E (antioxidante).
3. MELHORA A CIRCULAÇÂO
Sendo uma grande fonte em ferro, ajuda a manter uma boa circulação. Contém também cálcio, cobre, potássio e magnésio.
4. AJUDA A CONTROLAR O AÇÚCAR NO SANGUE
As proteínas e fibras da manteiga de amendoim são benéficas para o controlo de açúcar no sangue.
5. ANTIRRUGAS?
A manteiga de amendoim contém resveratrol que, segundo alguns estudos, pode reduzir o aparecimento de rugas.
6. PREVINE O CANCRO (CÂNCER)
Os antioxidantes e fibras presentes nesta manteiga ajudam a reduzir o risco de cancro.

Fontes:

Abraço e boas manteigas de amendoim para todos!
ChefAntónio

08/04/15

Cultivar brócolos com sucesso: 6 dicas!

Este ano tenho brócolos volumosos, o que nem sempre me acontece...

Os brócolos são uma planta da mesma espécie da couve e do repolho, mas que foi selecionada para o consumo de seus botões florais. Estes são colhidos quando as flores estão ainda fechadas e são consumidos geralmente cozidos, embora também possam ser consumidos crus.

1. PLANTIO/SEMENTEIRA
As sementes podem ser semeadas diretamente no local definitivo, a uma profundidade de aproximadamente 1 cm no solo. Também podem ser semeadas e transplantadas quando têm de 4 a 6 folhas.
O espaçamento entre as plantas não deve ser inferior a 30 cm.

2. SOLO
Use terra preta a que pode juntar um pouco de turfa e estrume (uso de galinha).

3. REGAS
A planta gosta de ser regada, mas não deve ser encharcada. Evite molhar as folhas para prevenir o aparecimento de fungos.

4. SOL
A luminosidade é muito importante, com luz solar direta pelo menos algumas horas por dia.

5. ADUBO
Para um crescimento mais conseguido, juntar ao solo (uma vez por mês) um bom adubo orgânico ao longo de ciclo de crescimento. Pode comprar o adubo ou produzi-lo de forma artesanal (cascas de alimentos, restos de comida, minhocas, esterco…).

6. COLHEITA
Colha as inflorescências (cabeças comestíveis) no momento em que apresentarem uma cor verde-acinzentada ou azul-esverdeada. Nascerão novas inflorescências menos vigorosas mas igualmente saborosas.
O momento do dia mais indicado para a colheita é quando faz menos calor, pois isso evitará que a planta sofra desidratação.

FONTES:

Abraço.
ChefAntónio