06/02/18

Sai um hambúrguer de tremoço!

Há dias, numa pesquisa sobre hambúrgueres vegetais, o motor de busca levou-me ao blogue brasileiro greenme.com.br, onde encontrei uma rubrica dedicada ao assunto. A surpresa (e curiosidade!) perante a ideia de um hambúrguer de tremoço, levou-me a testar a receita (com ligeiros ajustamentos).
O resultado é muito saboroso (a improvável associação com as sementes de erva-doce resulta em cheio!), com a vantagem de os tremoços (já muito populares entre os Romanos) serem nutritivos e pouco calóricos.

INGREDIENTES para 5 hambúrgueres:

.350 gramas de tremoços descascados
.1 cebola pequena
.azeite (2 colheres de sopa)
.água (12 colheres de sopa)
.sementes de erva-doce (1 colher de chá)
.flocos de aveia (1 colher de sopa)
.pão ralado
.salsa picada
.pimenta-preta moída no momento
.cominhos em pó (1 colher de café)
Nota: Não junte sal, pois o que os tremoços têm já é suficiente.

PREPARAÇÃO:
1. Descasque a cebola, pique-a e estufe-a num colher de azeite durante 2 minutos em lume médio e reserve.
2. Num liquidificador, triture os tremoços com uma colher de sopa de azeite e a água até ter uma mistura macia homogénea.
3. Coloque o preparado num recipiente, junte a cebola, a pimenta, os cominhos e a erva-doce e a salsa e misture tudo muito bem com uma colher. Se estiver muito húmido, junte um pouco de pão ralado. Se não estiver suficientemente húmido para moldar, acrescente um pouco de água.
4. Forme bolas e espalme-as em forma de hambúrguer.

5. Pincele os hambúrgueres com azeite, polvilhe-os pão ralado e deixe-os cozinhar sem usar gordura numa frigideira (usei uma crepeira) antiaderente.

6. Deixe apurar durante 5 minutos em lume médio.
7. Vire com cuidado, pois o hambúrguer é frágil, conte mais 5 minutos e sirva com imaginação.
8. Cá em casa, acompanhámos com grelos cozidos e migas de batata à alentejana (batata cozida e esmagada em puré, passado em azeite com alho e enrolada em forma de lombinho).

Bom apetite!
ChefAntónio

NOTA INFORMATIVA SOBRE OS TREMOÇOS:
Com ou sem a imperial, os tremoços são o petisco ideal quando chega o calor. Contêm pouca gordura e são ricos em proteínas e fibra. Mas o teor em sal é também elevado.
Da família do grão e feijão, o tremoço existe há vários séculos na Europa. Foi muito popular entre os Romanos e pensa-se que terá sido difundido durante a expansão do império. Hoje, é considerado um petisco em países de cultura mediterrânica, como Portugal, Espanha e Itália. (…)
Nutritivos e pouco calóricos
Por cada 100 gramas desta leguminosa cozida e sem casca, obtém 15,4 g de proteínas e 9,4 g de fibra. Pelo contrário, não corre o risco de abusar da gordura, pois contém 1,1 gramas. Além disso, a gordura presente é sobretudo insaturada, menos prejudicial para a saúde. Os tremoços contêm ainda sais minerais, como cálcio, potássio e, em menor escala, ferro. Para quem come a casca, o valor nutricional é semelhante, mas com um pouco mais de fibra.
Atenção ao teor em sal
Só o teor em sal é problemático. Cada 100 gramas contêm 3,9 gramas. Assim, basta uma pequena dose sem casca (30 gramas) para ingerir um quinto da dose máxima diária recomendada de sal (5 gramas). Um truque para contornar o problema: passe os tremoços por água corrente ou demolhe durante alguns segundos.
O tremoço é comercializado a granel ou embalado e custa entre € 1,86 a € 8,06 por quilo. No geral, poupa se optar por embalagens grandes. O calibre também faz variar o preço. O tremoço maior é mais caro por quilo do que o de calibre inferior.
Opte por embalagens guardadas em local fresco e ao abrigo da luz solar. Se escolher embalagens em vácuo, certifique-se de que estão intactas. Depois de furadas, o ar entra e a conservação fica comprometida. Guarde os tremoços no frigorífico, imersos no líquido de conserva ou em água com sal. Consuma, no máximo, em 5 dias.

Fonte: https://www.deco.proteste.pt/alimentacao/produtos-alimentares/dicas/tremocos-nutritivos-e-pouco-caloricos (07 abril 2017)

Sem comentários:

Enviar um comentário