21/06/18

O verão… na minha horta!


Um dos temas de conversa recorrentes é a chuva que tem caído este ano! Que não há meio de vir o calor… Tanta chuva já enjoa… Mas afinal onde está o verão…
Tudo é relativo. Este tempo tão atípico tem sido uma bênção na minha horta em Brejos de Azeitão.

1. Tenho água no poço como nunca me lembro de ter tido.

2. O diospireiro promete frutos (de polpa mole) doces e suculentos!

3. Os tomateiros enchem-se de frutos que  o tempo vestirá de vermelho…

4. Como trapezistas, as vagens de feijão, tenras que só visto, seguram-se na fragilidade dos ramos flexíveis…

5. As descendentes de um punhado de batatas da cordilheira dos Andes (de polpa roxa) que a Manuela Galante me deu há uns anos, proliferam a olhos vistos!

6. Os frutos do melão-dos-andes estão prestes a adquirir o tom abaunilhado que anuncia que estão maduros…

7. As framboesas, vaidosas, maquilham-se de cores e de luz…

8. As abóboras estremecem de prazer quando a chuva as envolve e lhes desliza pela pele…

9. As curgetes, vistosas, estão quase no ponto...

10. As batatas-doces exibem ramos viçosos, matéria-prima de estufados de comer e chorar por mais! Debaixo da terra, dá-se, silenciosamente, o milagre da multiplicação das raízes...

11. Os cachos de uvas ganham volume a cada dia que passa…

12. Os figos põem-se em fila no trilho dos ramos. Os de São João, prontos a comer, exibem-se na volúpia das suas formas...

Um verão chuvoso tem ou não os seus encantos?

Abraço.
ChefAntónio

Sem comentários:

Enviar um comentário