06/11/18

Curcuma - usos e benefícios!

CURCUMA (no Brasil, cúrcuma).
Conhecida também como açafrão-da-terra, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo, é da família do gengibre e originária da Ásia.


Com o propósito de reduzir a quantidade de sal consumido, explorar o vasto mundo das especiarias é algo bastante aconselhado. Seja pimentas, ervas aromáticas ou limão, vai certamente dar um sabor bem mais próprio às suas refeições, mas há mais motivos por que deve apostar nas especiarias.
Aquela de que aqui falamos é a curcuma, já que os seus benefícios são ainda maiores na altura do inverno, em que também a alimentação serve de barreira às gripes.
Vendida em pó de tom amarelo vivo, vai garantir um sabor bastante próprio, além de dar literalmente cor aos pratos, e estes são só os pontos mais básicos quando se fala desta especiaria que pode ser explorada a par do gengibre ou laranja, para um sabor bem marcante.
No combate às gripes, a curcuma surge como opção bastante viável, dizem os especialistas e apoiantes da medicina ayurvédica, que aconselham a que se misture o pó com mel – um antibiótico natural ideal para a prevenção de estados gripais.
Também em formato de chá, a curcuma garante benefícios, especificamente nas alturas de maior variação de temperatura, uma vez que a bebida é anti-inflamatória além de rica em antioxidantes que ajudam a proteger o corpo de agressões externas. Existem chás já em saquetas que contam com esta especiaria, mas se preferir pode preparar a infusão em casa misturando à agua quente limão, cardamomo e chá verde, por exemplo.
Já na área da beleza, apontam-se os benefícios da curcuma como método natural para branquear os dentes: basta preparar uma ‘pasta’ de óleo de coco e esta especiaria e lavar normalmente os dentes, depois, lave com a pasta dentífrica que normalmente usa. O efeito branqueador deve-se ao seu poder anti bacteriano, garante a Pure Wow.
Por fim, há quem se aventure numa máscara facial de curcuma, também pelo efeito bacteriano que a mesma garante e resulta num aspeto bastante brilhante. A quem quer experimentar, deve juntar duas colheres de sopa de leite de arroz à mesma quantidade de iogurte natural, mel e ¼ de colher de sopa de curcuma. Misture, aplique no rosto, esfregue bem, espere 15 minutos e lave bem a cara.

Sem comentários:

Enviar um comentário