13/03/19

ATÉ UM DIA, SÃO TOMÉ!

Como um postal ilustrado, um último olhar sobre a baía Ana Chaves.


Última deslocação à Dimix.

Depois de check-in, ainda tempo para uma cerveja gelada, com a Sónia (responsável pela Dimix), no Bigodes.

Depois de quase mês e meio nas ilhas encantadas, chegou ao fim a “Missão São Tomé”.
Durante o mês de fevereiro, fiquei alojado na Fundação Novo Futuro com as minhas colegas voluntárias (Francisca, Isabel e Leonor) e as dez crianças, dos 6 aos 17 anos, ali residentes. Nesta situação, nova para mim, o grande desafio foi a gestão dos afetos, tendo em vista uma separação “tranquila” no final da missão. Acho que correu bem.
Simultaneamente:
a) Orientei uma espécie de estudo acompanhado em língua francesa, durante quatro horas por semana, no espaço da Associação Dimix, com o Dinix (um jovem de sorriso fácil e coração limpo, apesar das pedras que a vida lhe tem posto no caminho); b) Desenvolvi, com as minhas colegas, trabalho de catalogação de livros na pequena biblioteca da escola básica D. Maria de Jesus; c) Organizei um portefólio de materiais (fichas e guias) de língua portuguesa para as crianças da Fundação.

No trabalho de orientação de formações, desenvolvido sobretudo em março, trabalhei com professores do 1.º ciclo (dois seminários centrados na língua portuguesa), com professores e alunos na universidade (dois seminários: língua portuguesa e construção de instrumentos de avaliação) e, em cooperação com os Leigos para o Desenvolvimento, com a comunidade (três seminários: um na capital e dois no Sul, em Porto Alegre), incidindo sobre o uso escrito e oral da língua portuguesa e também língua francesa para reforçar as competências do Clube de Surf nas interações com os turistas franceses.
Quanto aos muitos materiais escolares de escrita e dicionários recolhidos, tiveram como destinatários a Fundação Novo Futuro, famílias cujas casas arderam durante a realização da missão, a Associação Dimix e agregados familiares pobres que fui conhecendo. Tudo entregue com o meu e o vosso carinho!
A dificuldade de acesso à Internet não me permitiu ir apresentando situações, emoções e aventuras, como em anteriores missões. Com os materiais recolhidos (fotos e notas), irei partilhando alguns textos com o título geral “Missão S. Tomé: memórias”.
Em princípio, não voltarei a partir em missões que impliquem o pagamento de todas as despesas pelo voluntário. Que haja pelo menos a garantia do fornecimento gratuito, no país de destino, de alojamento e alimentação.
Mais uma vez, o meu obrigado a todos os amigos e colegas que ajudaram a financiar este projeto.
MISSÃO CUMPRIDA! ;)
ABRAÇO.

P.s.: A estratégia de andar sempre a pé na cidade, deu frutos. As duas a três horas diárias a dar uso às perninhas equivaleram a sete quilos perdidos! 

1 comentário:

  1. This is how my partner Wesley Virgin's biography starts with this SHOCKING AND CONTROVERSIAL VIDEO.

    Wesley was in the military-and soon after leaving-he unveiled hidden, "SELF MIND CONTROL" secrets that the government and others used to obtain whatever they want.

    As it turns out, these are the same tactics many celebrities (especially those who "come out of nothing") and top business people used to become rich and successful.

    You've heard that you use less than 10% of your brain.

    That's because the majority of your BRAINPOWER is UNCONSCIOUS.

    Perhaps this thought has even taken place INSIDE your own brain... as it did in my good friend Wesley Virgin's brain seven years back, while riding a non-registered, trash bucket of a vehicle with a suspended driver's license and with $3 on his debit card.

    "I'm absolutely fed up with living paycheck to paycheck! When will I become successful?"

    You took part in those types of conversations, isn't it so?

    Your own success story is waiting to happen. All you need is to believe in YOURSELF.

    Learn How To Become A MILLIONAIRE Fast

    ResponderEliminar