20/07/13

.Açúcar natural sem calorias pode ajudar a travar a obesidade!

Eis alguns exemplares da "milagrosa" planta que tenho no meu jardim. Por chávena (xícara) de chá, uso duas folhas que deixo ferver durante 5 minutos. Junto o chá, desligo o fogo e fica repousar alguns minutos. E está pronto a servir sem precisar de açúcar!

Parece bom de mais para ser verdade – toda a doçura do açúcar, sem calorias – mas é de facto real. O extrato de uma planta selvagem encontrada na América do Sul está a ser anunciado como uma importante arma na luta contra a obesidade que ameaça milhões de pessoas em todo o mundo.
O açúcar natural, proveniente da planta stévia, é 300 vezes mais doce do que as fontes tradicionais e crê-se que tenha imensos benefícios para a saúde. Pode ser adicionado à comida como adoçante, bem como tornar-se numa solução para a pressão alta, azia, gota e diabetes de tipo dois.
A planta, usada há séculos pelos índios Guarani, do Paraguai, emergiu de uma relativa obscuridade quando começou a ser usada, há poucos anos, como um adoçante-chave por grandes empresas como a Coca-Cola e a Danone.
Em 2011, o produto foi aprovado pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos para uma introdução generalizada. E, entre 2008 e 2012, as vendas do extrato subiram mesmo 400%.
Alguns críticos questionam se um suplemento livre de calorias pode, eventualmente, ser útil em dietas a longo prazo de perda de gordura. Segundo eles, a perda de peso não poderá ser atingida porque o organismo espera receber verdadeiro açúcar.
As dúvidas não têm impedido a indústria de incluir o extrato nos seus produtos. Em março deste ano, a Sprite também optou por uma versão de baixo teor calórico que usa o adoçante natural. A nova formulação da bebida popular contém 30% menos calorias.
Data da notícia: 20/7/2013
Fonte: http://greensavers.sapo.pt/2013/07/20/acucar-natural-sem-calorias-pode-ajudar-a-travar-a-obesidade/

2 comentários:

  1. Que excelente informação.
    Não sabia de nada disso. Achava que era somente nome/marca de adoçante.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  2. muito interessantes todas essas informações, desconhecia e foi muito bom saber sobre isso.. !!

    ResponderEliminar