31/08/16

Voluntário na Guiné-Bissau 6: os alunos!

Concluída a primeira semana das cinco que durará o curso, estou bastante satisfeito com os 20 jovens que constituem a turma: em geral, são assíduos, pontuais e muito interessados, aguentando estoicamente as quatro de duração de cada sessão, apesar calor húmido e quase opressivo que se faz sentir dentro da sala.
Hoje, o tema do dia foi o futebolista Eder (herói da final do Euro), que é guineense de nascimento. Depois do trabalho de compreensão e interpretação de textos de jornais portugueses, regalámo-nos com dois visionamentos do golo do nosso contentamento. Como atividade escrita, cada um vai escrever uma mensagem dirigida ao jogador. Como a ajuda do meu colega de missão (também António, mas Raposo), que irá contactar a Federação Portuguesa de Futebol, as mensagens vão chegar destinatário. Como seria de esperar, já está tudo em pulgas!
Na imagem que se segue, os três princípios que estruturam o curso:
.É fazendo que se aprende.
.O verdadeiro conhecimento vem de dentro.
.Se errar é humano, corrigir-se é divino!



Vou agora fazer uma pausa para umas mancaras torradas. Como em S. Tomé, é o nome que se dá ao amendoim. É mais pequeno do que o que vemos em Portugal, mas muito saboroso e fresco. Quando souber fazer o "caldo de mancara" (um dos pratos típicos da gastronomia guineense), partilho a receita.
Abraço.
António

Sem comentários:

Enviar um comentário