30/01/14

valeriana: a sua salada sofisticada!

 
Viçosa na minha horta...
 
...apetitosa no prato, com um ligeiro sabor a avelã, ontem ao jantar!

Quando se fala em valeriana, pensa-se na planta medicinal da família das valerianáceas, que produz flores cor-de-rosa, que pode alcançar cerca de 1 metro de altura, cujas raízes podem ser utilizadas em preparações para tratar insónias, nervosismo, hipertensão arterial, ansiedade, angústia, enxaquecas, etc.
A valeriana que vos trago é outra (valerianela locusta) e pode ter muitas designações: valerianela, salada-de-milho, alface-cordeirinho, alface-de-coelho, alface-de-cordeiro, alface-de-terra, saboia, valeriana-hortense, valerianinha, fetticus, alface-do-campo, rapunzel e alface-de-ovelha (ou cordeiro). Este último nome é utilizado em Inglaterra porque as ovelhas gostam muito deste tipo de folhas.
Trata-se de uma pequena planta anual cultivada desde o tempo dos romanos. Era utilizada por camponeses europeus, até que o jardineiro real do rei Luís XIV a apresentou ao mundo. Também tem sido utilizada como alimento no reino britânico há muitos séculos e já aparece no herbário de John Gerard, médico e botânico inglês que viveu entre 1545 e 1611, em 1597. Mas só se tornou comercial em 1980.
Esta planta era muito consumida no inverno, como salada de inverno, pelos alemães, franceses e italianos. O nome  salada-de-milho é utilizado porque aparecia muito nos campos de milho, depois das colheitas.
Utilização
A valeriana é rica em vitamina C, A, betacaroteno, vitamina B6 e B9, vitamina E, ómega 3, ferro, caliço e fibra. A melhor época de consumo é no inverno e no princípio da primavera. Pode ser usada na salada com outros legumes, por vezes é utilizada em omeletas. Também é cozinhada com espinafres.
É uma excelente planta para substituir a alface no inverno e adapta-se bem a baixas temperaturas.

2 comentários:

  1. Bom dia!
    Gostaria que me indicasse onde compro sementes de Valeriana, pois esta hortaliça não é comum aqui no Rio Grande do Sul. Trouxe da Itália um pacotinho de sementes mas não se adaptaram bem na minha horta. Conseguimos colher apenas algumas plantas e seguindo a tua sugestão fizemos uma bela e deliciosa salada!

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=534160270053709&set=a.282160441920361.1073741825.100003792231419&type=1&theater&notif_t=photo_reply

    Aguardo tua resposta.

    Juarez Durigon Lemes
    Cruz Alta - RS
    juarez@casabrancacereais.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Aqui fica um endereço de um "site" que tem sementes de valeriana: http://www.plantarportugal.org/index.php/sementes-biologicas/valeriana-holanda-25g.html
      Abraço.
      ChefAntónio

      Eliminar