14/03/15

O uso do cominho não se limita às sementes!

 
O cominho é um condimento muito divulgado pelas sementes aromáticas que nos proporciona. Mas o que poucos sabem é que esta planta pode ser cultivada no jardim e as suas folhas mais tenras também podem ser utilizadas…
Encontrei esta manhã um pacote de sementes numa casa agrícola e já as semeei. Irei dando conta do resultado desta experiência.
 
Cominho: APRESENTAÇÃO
ORIGEM
Trazido do Egito para a Europa pelos Árabes, nomeadamente para os países mediterrânicos, o seu cultivo estendeu-se também aos países do Médio Oriente, Índia e China.
USO CULINÁRIO
1. FOLHAS tenras:
.Em sopas e tempero de saladas.
.Em chá (para as dores de estômago).
2. SEMENTES inteiras ou moídas:
.Tempero de carnes assadas, molhos, pastéis, na cozedura de hortaliças, saladas, sopas, feijão, grão-de-bico, lentilha, doces, bolos.
.Também são utilizadas no preparo de pães, queijos, salsichas, linguiças e morcelas.
PROPRIEDADES
Aperitivo, digestivo e carminativo (reduz os gases).
HISTÓRIA
O seu uso vem antes de Cristo e vem mencionado na Bíblia não apenas como um tempero para a comida, mas também como moeda usada para pagar o dízimo aos sacerdotes.
No antigo Egito, era, como hoje, tempero culinário, mas também ingrediente usado para embalsamar faraós.
A semente de cominho reinava sobre os temperos culinários nas cozinhas grega e romana. A sua popularidade deveu-se em grande parte ao seu sabor picante, que o tornou num bom substituto da pimenta preta que era muito cara e difícil de encontrar.
CURIOSIDADES
Na Idade Média, o cominho era um dos temperos mais utilizados e símbolo de amor e fidelidade. Na cultura árabe, um colar feito com cominhos, pimenta e mel tem propriedades afrodisíacas…
FONTES:

Abraço.
ChefAntónio

Sem comentários:

Enviar um comentário