31/05/15

Forno solar: o verdadeiro sabor dos alimentos!


Com o sol a escaldar, o meu forno solar enche-se de brios e não para de trabalhar, ajudando a poupar energia cá em casa e a diminuir a pegada ecológica da família. Feijão, grão-de-bico, lentilhas, carne, peixe, tudo se pode cozinhar nesta caixa mágica, exceto fritar.
Além da poupança de energia, o forno solar tem outra grande vantagem: os alimentos são cozinhados lentamente, não queimam e preservam as propriedades nutricionais. Informações interessantes AQUI e AQUI.
Hoje, o menu do almoço foi totalmente solar, 100% sustentável.

1. Fatias de perna de porco
Temperada ontem (um pouco de sal, tomilho fresco, alho esmagado, louro e colorau), foi ao forno num pirex com tampa com um pouco de azeite. Tempo: 3 horas. A carne ficou macia e suculenta.

2. Curgete com açafrão
Cortada em cubos pequenos e temperada com sal (muito pouco), açafrão em pó, pimenta-preta (do-reino) e um pouco de azeite, foi colocada no forno nas últimas duas horas de assadura da carne.

3. Bebida com aroma de lúcia-lima
No dia anterior, coloquei numa garrafa de vidro alguns ramos de lúcia-lima,  enchi-a de água e pu-la ao sol durante a tarde. A garrafa foi posta atrás de uma placa de vidro para potenciar a energia do sol. Depois de fria, guardei a garrafa no frigorífico (geladeira). Hoje, foi só servir a bebida de lúcia-lima bem fresquinha com a carne e a curgete acabadinhas de sair do forno solar!

Abraço caloroso e muito sustentável do vosso
ChefAntónio.
Notas:
1. Pode confecionar esta mesma refeição num forno elétrico ou a gás, mas não é a mesma coisa…
2. Os fornos solares podem ser comprados, mas também é possível construí-los de forma mais ou menos simples e económica. Há muita informação disponível na internet. Deixo uma sugestão de leitura: http://solarcooking.org/portugues/minimum-pt.htm

30/05/15

Alimentos para o cérebro: os BONS e os MAUS!

 
10 bons alimentos e 5 'venenos' para o cérebro
Uma nova dieta dá pelo nome de Intervenção Mediterrânea de Atraso Neurodegenerativo (MIND, mente, em português, na sigla inglesa) e resulta de uma investigação da Universidade de Medicina de Rush, Chicago, EUA.
Este regime de "comida saudável para o cérebro" reduz em 53% o risco de Alzheimer se seguido de forma rigorosa. Já os que o seguirem de forma moderada a redução do risco de Alzheimer é de 35%.
Uma combinação da dieta mediterrânica com o regime alimentar adequado a hipertensos, inclui pelo menos três porções diárias de cereais integrais e salada, mais um vegetal e um copo de vinho. Nozes também devem ser ingeridas todos os dias, enquanto o feijão deve ser consumido dois dias; aves e frutos pelo menos duas vezes por semana e peixe pelo menos uma vez por semana. Os mirtilos são considerados um dos melhores alimentos para proteger o cérebro. Também os morangos são ótimos.

Os 10 alimentos saudáveis para o cérebro:
  • Vegetais de folhas verdes
  • Outros vegetais
  • Nozes
  • Frutas
  • Feijão
  • Cereais integrais
  • Peixes
  • Aves
  • Azeite
  • Vinho
Os 5 alimentos que comprometem a saúde do cérebro:
  • Carne vermelha
  • Manteiga
  • Queijo
  • Doces/bolachas 
  • Fast food
Fonte:

Abraço e bom fim de semana para todos!
ChefAntónio

28/05/15

Beber dois cafés por dia melhora a vida sexual!


Estudo norte-americano diz que os homens que bebem duas chávenas de café por dia têm menor probabilidade de sofrer disfunção erétil

Um grupo de investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, analisou 4000 homens que ingeriam bebidas com cafeína (café, chá, bebidas gaseificadas ou desportivas). Os resultados apontam que o consumo de dois cafés por dia pode melhorar a vida sexual, e os especialistas salvaguardam que os resultados foram os mesmos para todos os homens envolvidos na investigação - independentemente do seu peso, idade ou pressão arterial.
O estudo, publicado na revista científica Plos One, avança que os homens que beberam duas chávenas de café por dia viram reduzida em 42% a probabilidade de vir a sofrer disfunção erétil. Segundo a investigação, a cafeína provoca uma reação química
que leva a circulação do sangue até ao órgão sexual masculino.
No entanto, os resultados não significam que 'quanto mais café, melhor'. A probabilidade de sofrer de disfunção erétil aumenta nos homens que bebem três cafés por dia. Vários estudos também têm apontado para que um elevado consumo de café (mais de quatro chávenas por dia) possa provocar inquietação, tremores, irritabilidade, insónias e dores de estômago.
Apesar da redução da prevalência da disfunção eréctil em homens que eram obesos, com peso a mais e hipertensos, o mesmo não aconteceu em homens que sofrem diabetes, diz David Lopez, um dos investigadores da Universidade norte-americana.
Outras investigações já tinham sugerido que o consumo de cafeína pode aumentar o desejo sexual nas mulheres, uma vez que estimula as regiões do cérebro relacionadas
com o desejo sexual. No entanto, os efeitos foram registados em mulheres que não bebem café regularmente.
Os estudos sobre as consequências da ingestão de café têm-se dividido sobre a quantidade aconselhável de cafeína a ingerir. Este ano, investigadores avançaram que beber entre três a cinco chávenas por dia pode reduzir a probabilidade de ocorrência de ataque cardíaco ou de acidente vascular cerebral.
Fonte: http://visao.sapo.pt/beber-dois-cafes-por-dia-melhora-a-vida-sexual=f820691#ixzz3bT2ouxlD
Imagem encontrada AQUI.

23/05/15

Doce de nêspera c/ canela e erva-príncipe!

Imagem tirada há pouco!

Este é um daqueles doces que raramente se vê nas lojas. Encontrei-o apenas uma vez em Ponta Delgada, nos Açores, e, desde essa altura, passei a improvisar receitas cá em casa com as nêsperas bio que a natureza me vai dando. Além das nêsperas, o ingrediente principal é um pouco de paciência no momento de tirar a pele e os caroços.
O toque limonado (mais suave do que o limão) da erva-príncipe (pode usar lúcia-lima) casa bem com as nêsperas, mas não se sobrepõe à delicadeza do seu sabor.
 
Ingredientes:
.1 quilo de nêsperas (pesadas sem a pele exterior, os caroços e a película que os envolve) 
.3 paus de canela
.500 g de açúcar
.infusão forte de erva-princípe (capim-limão no Brasil)

Preparação:
1. Esmague as nêsperas, junte 3 colheres de sopa de infusão e deixe ferver num tacho antiaderente durante cerca de 30 minutos em lume (fogo) baixo.
2. Passado o tempo, triture a polpa, reduzindo-a a puré.
3. Junte o açúcar e a canela e mexa bem.
4. Deixe apurar em lume baixo, mexendo de vez em quando e juntando líquido da infusão se começar a ficar seco.
5. Após cerca de 1 hora, tendo a consistência desejada (nem muito líquida nem muito sólida), estará pronto. 
6. Coloque em recipientes de vidro esterilizados enquanto está quente e deixe arrefecer.
7. No frigorífico (geladeira), conservar-se-á durante meses.

Bon appétit!
ChefAntónio

21/05/15

A verdade sobre os alimentos biológicos!


São melhores para a saúde? Porque custam mais caro? Têm, mesmo, melhor sabor? Quem os controla? Até que ponto se revelam amigos do ambiente? E quanto vale já este mercado, que cresce exponencialmente em Portugal?
Dossiê completo, com as respostas essenciais que precisa de conhecer em http://visao.sapo.pt/a-verdade-sobre-os-alimentos-biologicos=f585870#ixzz3ao0BFucJ

Abraço.
ChefAntónio

18/05/15

12 truques para perder peso sem dieta nem atividade física…


Embora sem eles - dieta e exercício - não haja milagres, há vários truques que podem fazer a diferença na hora de perder peso. E não envolvem produtos light nem atividade física

1 - Faça-se rodear de pessoas positivas e de pessoas que têm autocontrolo
Deixe-se rodear por pessoas positivas e retire as negativas da sua vida. Esse pode ser um grande passo rumo à felicidade. Mas quando se fala de pessoas que estão sempre a criticar a aparência, afastá-las também pode ser bom para o seu peso. Isto porque um estudo publicado no jornal de psicologia social Personal Relationships defende que as mulheres que ouvem comentários de aceitação ao seu corpo têm mais tendência para estabilizar ou até mesmo para perder peso. Ao invés, as mulheres que ouvem sucessivas críticas à sua forma física têm mais tendência a ganhar peso.
Encontre pessoas que aceitem o seu corpo tal como se encontra neste momento. E no caso de pessoas que não conseguem controlar a vontade de comer, cabe-lhe a si tentar travar essa vontade. É que essa perda de controlo é contagiosa: um grupo de investigadores defende que as refeições que praticamos são influenciadas pelas pessoas que nos acompanham, quer pelos que comem muito, quer pelos que têm hábitos de controlo. Se estiver a tentar perder peso, o melhor é convidar um amigo que goste bastante de comer mas... para atividades que não envolvam, precisamente, comida. Uma caminhada ou uma aula de exercício físico podem revelar-se bons programas.

2 - Não veja publicidade
Ver comida na televisão faz com que queira ter comida no seu estômago. Uma investigação publicada na Health Psychology concluiu que os anúncios têm um grande impacto nos telespectadores: o estudo avança mesmo que pessoas que assistem a esse tipo de publicidade acabam por comer mais. Não se trata do desejo de comer o produto que está a ser promovido, mas sim qualquer tipo de comida. Também a audiência de programas de culinária foi relacionada com um maior risco de obesidade. Para evitar este género de "fome induzida", o melhor é mesmo evitar programas e publicidade relacionados com a cozinha.

3 - Mastigue a comida 
A ideia é mastigar melhor os alimentos, antes de os engolir. Mastigar vai fazer com que coma mais devagar, o que, segundo os especialistas, faz com que ingira menos calorias. Quanto mais tempo demorar a mastigar, mais tempo o seu corpo tem para identificar a quantidade de comida que já recebeu. Isto fará com que consiga perceber de modo mais eficaz quando é que se sente "cheio".

4 - Durma mais
Se estiver com dúvidas, o melhor é dormir. Além de melhorar o seu humor, dormir também melhora o seu desempenho no trabalho e ajuda a eliminar as dores de cabeça. Estudos indicam que as pessoas que dormem menos horas têm uma tendência maior para o excesso de peso. Isto porque quando se sente mais cansado, sente-se com mais fome do que se tivesse dormido o tempo necessário.

5 - Faça refeições à mesa
Procure fazer refeições enquanto está sentado à mesa, em vez de comer de pé. O jornal da Academia de Nutrição e Dietética norte-americana aponta que o ato de comer enquanto está sentado faz com que esteja mais atento à forma como ingere os alimentos, uma vez que o fará mais lentamente.

6 - Coma qualquer coisa antes de ir ao supermercado
Antes de ir ao supermercado, o melhor é comer algo saudável, como uma peça de fruta. Psicólogos da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, defendem que este gesto pode prevenir a compra de alimentos menos saudáveis. Os especialistas dizem que uma "mente mais saudável" pode levar a uma escolha de alimentos mais "inteligente".

7 - Utilize pratos, de preferência pequenos
Colocar a comida em pratos, em vez de comer snacks através da embalagem onde foram comercializados, fará com que tenha uma noção real daquilo que está a comer. Quando, por exemplo, come bolachas diretamente do pacote, pode não dar conta da quantidade que está a ingerir, e só se aperceber quando chegar ao fim da embalagem. Outra solução passa por dividir os snacks por várias porções.
Usar partos pequenos é outro truque que faz com que a quantidade de comida servida pareça maior do que na realidade. Fazer uma refeição em pratos pequenos vai fazer com que pense que está a comer mais do que está, de facto, a comer. Investigadores acreditam que pode ingerir até menos 22% de comida, se optar por um prato com cerca de 25 centímetros em vez de utilizar um com cerca de 30.

8 - Utilize pratos azuis
Vários estudos têm sugerido que se ingerem menos calorias quando a cor dos alimentos contrasta com a cor do prato em que realiza a refeição. Os especialistas sugerem a utilização de pratos azuis porque há poucos alimentos dessa cor. O contraste, defendem, faz com que a porção de comida pareça maior do que é na realidade.

9 - Utilize copos altos e estreitos
Para as bebidas, o melhor é mesmo esquecer os copos mais pequenos e optar pelos maiores e mais estreitos. É que os especialistas acreditam que as pessoas enchem os copos mais pequenos com mais 30% de líquido do que aquele com que enchem os copos maiores. Isto porque, ao ver um copo de pequenas dimensões, acreditam que têm de o encher mais.

1o - Esconda "aquela" comida (com mais calorias) e tenha os alimentos saudáveis bem visíveis
"Longe da vista, longe do coração." Ou, caso para dizer que "longe da vista, longe do estômago". Seguindo a lógica descrita acima, de que os programas televisivos sobre culinária podem desencadear a vontade de comer, o facto de não ver comida também pode ajudar a evitar outra refeição. Uma investigação publicada no Jornal Internacional de Obesidade revela que, num escritório, os trabalhadores comeram menos doces quando estes estavam guardados numa caixa opaca, do que quando estavam numa caixa transparente. O mesmo truque pode ser utilizado em casa: armazene doces, bolachas, chocolates ou outras tentações mais calóricas em caixas opacas ou em locais escondidos.
Os alimentos mais calóricos devem estar "escondidos" atrás daquilo que é mais saudável. Isto porque o mesmo estudo publicado no Jornal Internacional de Obesidade defende que as pessoas tendem a comer o que está mais visível e acessível. Outra investigação concluiu que, perante uma maçã ou pipocas, as pessoas analisadas optavam pelo que estivesse mais perto.

11 - Deixe de beber refrigerantes
Aqui, não há dúvidas. Deixe de beber refrigerantes, mesmo as versões de dieta. Estas bebidas potenciam problemas de saúde e aumentam o risco de obesidade e de diabetes. Para um melhor estado de saúde e livre de riscos (e para ajudar a perder uns quilinhos), o melhor é substituir os refrigerantes por bebidas sem calorias - sendo que a opção ideal é mesmo a água.

12 - Relaxe
O stress crónico pode levar a um aumento de peso, por isso o ideal é tentar relaxar. E para isso, as estratégias são muitas: dos desabafos com amigos ou com especialistas a atividades como yoga, dormir uma sesta ou ouvir música podem fazer com que relaxe e controle as suas preocupações.

12/05/15

Marmelada de nêspera para barrar no pão!

Imagem acabada de tirar!

Aqui fica uma iguaria fácil de preparar. Pede apenas ingredientes de qualidade e um pouco de paciência. Aromática e delicada, fica com a consistência ideal para barrar. Excelente para acompanhar um chá ou um café!

Ingredientes:
.1,5 quilos de nêsperas
.1 laranja
.3 paus de canela
.500 g de açúcar

Preparação:
1. Coloque as nêsperas (sem os caroços mas com a pele) numa centrifugadora e reserve o sumo (suco) obtido.
2. Esprema a laranja e junte o sumo ao de nêspera.
3. Coloque os resíduos resultantes da extração do sumo das nêsperas e da laranja (sem a casca) numa panela, cubra de água e deixe ferver em lume (fogo) baixo, mexendo com frequência para que não queime.
4. Passados 40 minutos, filtre o preparado e junte-o ao sumo de nêspera e de laranja.
5. Num tacho antiaderente, junte o açúcar e a canela ao sumo e deixe apurar em lume baixo, mexendo com frequência, até o líquido se transformar em espuma (cerca de 1 hora e meia).
6. Coloque em recipientes de vidro enquanto está quente e deixe arrefecer.
7. No frigorífico (geladeira), conservar-se-á durante meses.

Bon appétit!
ChefAntónio

04/05/15

Arroz de beterraba em conserva!

 
A vantagem de usar conserva é que assim a beterraba perde bastante o sabor característico a terra. Por outro lado, o toque do vinagre dá ao prato um sabor especial.

Ingredientes (4 a 5 pessoas):
.1 copo de arroz (cerca de 250 g)
.água (2 vezes e meia volume do arroz)
.80g de beterraba em conserva muito picadinha
.1 colher de chá de pimenta-preta (do-reino) moída no momento
.3 alhos feitos em puré
.4 colheres de sopa de azeite (de oliva)
.sal

Preparação:
1. Num tacho antiaderente, deixe os alhos fritar durante um minuto.
2. Junte a beterraba picada durante cerca de 3 minutos, mexendo bem para misturar os sabores.
3. Acrescente a água, o sal e a pimenta.
4. Quando levantar fervura, junte o arroz e conte 12 minutos em lume (fogo) baixo e mexa de vez em quando.
5. Passado o tempo previsto, verifique o sal e deixe cozer mais 1 minuto.
6. Desligue e deixe repousar 5 minutos com o tacho tapado.
7. Está pronto o seu arroz!
8. Sirva com uns cubinhos de beterraba em conserva a acompanhar carne assada ou frita ou simplesmente com a sua charcutaria preferida.
 
Abraço e bom apetite!
ChefAntónio