31/05/15

Forno solar: o verdadeiro sabor dos alimentos!


Com o sol a escaldar, o meu forno solar enche-se de brios e não para de trabalhar, ajudando a poupar energia cá em casa e a diminuir a pegada ecológica da família. Feijão, grão-de-bico, lentilhas, carne, peixe, tudo se pode cozinhar nesta caixa mágica, exceto fritar.
Além da poupança de energia, o forno solar tem outra grande vantagem: os alimentos são cozinhados lentamente, não queimam e preservam as propriedades nutricionais. Informações interessantes AQUI e AQUI.
Hoje, o menu do almoço foi totalmente solar, 100% sustentável.

1. Fatias de perna de porco
Temperada ontem (um pouco de sal, tomilho fresco, alho esmagado, louro e colorau), foi ao forno num pirex com tampa com um pouco de azeite. Tempo: 3 horas. A carne ficou macia e suculenta.

2. Curgete com açafrão
Cortada em cubos pequenos e temperada com sal (muito pouco), açafrão em pó, pimenta-preta (do-reino) e um pouco de azeite, foi colocada no forno nas últimas duas horas de assadura da carne.

3. Bebida com aroma de lúcia-lima
No dia anterior, coloquei numa garrafa de vidro alguns ramos de lúcia-lima,  enchi-a de água e pu-la ao sol durante a tarde. A garrafa foi posta atrás de uma placa de vidro para potenciar a energia do sol. Depois de fria, guardei a garrafa no frigorífico (geladeira). Hoje, foi só servir a bebida de lúcia-lima bem fresquinha com a carne e a curgete acabadinhas de sair do forno solar!

Abraço caloroso e muito sustentável do vosso
ChefAntónio.
Notas:
1. Pode confecionar esta mesma refeição num forno elétrico ou a gás, mas não é a mesma coisa…
2. Os fornos solares podem ser comprados, mas também é possível construí-los de forma mais ou menos simples e económica. Há muita informação disponível na internet. Deixo uma sugestão de leitura: http://solarcooking.org/portugues/minimum-pt.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário