03/06/15

TOMILHO-LIMÃO: autorretrato em 10 pinceladas!

Ao fundo da horta, o meu tomilho-limão...
 
1. Sou da família da menta e as minhas folhas exalam um aroma seco e delicado a limão. Daí a minha designação...
2. Posso ser consumido fresco ou seco. Também posso ser congelado.
3. Posso ser cultivado praticamente em qualquer lugar, mas é mais fácil em solos arenosos ou pedregosos.
4. Sendo tolerante tanto a baixas quanto a altas temperaturas, não dispenso uma boa dose de luz solar direta. No mínimo, 5 horas diárias.
5. Para me manter vigoroso e saudável, é importante podar-me logo a seguir à floração.
6. Adoro associar-me a refeições cozinhadas (sobretudo pratos de peixe ou aves), molhos, saladas (de vegetais ou de frutas) ou infusões.
7. Os meus principais nutrientes são o cálcio, o ferro, o magnésio, o potássio, o zinco e as vitaminas A, B6 e C.
8. Ganhei notoriedade graças aos Romanos, que me utilizavam para purificar os seus quartos.
9. Na Idade Média, fui usado como incenso e colocado nos caixões, durante os funerais, como garantia passagem para vidas futuras.
10. Estou na moda e o mercado internacional procura-me em grandes quantidades, sobretudo as folhas, certificado em modo de produção biológica.

Fontes:

Abraço!
ChefAntónio

2 comentários: