26/07/15

Dieta sem glúten… Uma moda saudável?


A imagem do glúten foi diabolizada nos últimos anos, o que tem levado milhões de pessoas em todo o mundo a retirar esta proteína da alimentação. Enquanto os celíacos estão proibidos de comer alimentos que a contenham, há uma parte da população que está simplesmente convencida de que o glúten faz mal, ou que perde peso se deixar de o ingerir. Mas os especialistas são unânimes: não há evidências de que quem não é celíaco tire qualquer benefício desta dieta.

À medida que se começou a falar mais da doença celíaca, celebridades como Miley Cyrus ou Victoria Beckham tornavam populares as dietas isentas de glúten, proteína que existe no trigo, na cevada, no centeio e na aveia. De acordo com um artigo publicado recentemente na BBC, 29% dos adultos americanos - 70 milhões de pessoas - estão a tentar cortar no consumo da proteína. "É uma moda que pegou. As pessoas começaram a ver o glúten como o mau da fita e a pensar que, se o consumissem, iam ter uma inflamação nos intestinos, mas a reação acontece apenas nos celíacos", destaca Henedina Antunes, chefe de pediatria do Hospital de Braga, que há vários anos se debruça ao estudo da doença.
Fonte: http://www.msn.com/pt-pt/saude/nutricao/dieta-sem-gl%c3%baten-tornou-se-moda-mas-s%c3%b3-%c3%a9-boa-para-cel%c3%adacos/ar-AAdssPJ

Sem comentários:

Enviar um comentário