30/03/15

Poupar espaço e água na horta!


Um dos problemas que tenho na horta é a gestão da água, pois, mesmo tendo um poço, o recurso é finito. Por outro lado, o uso da bomba de balão implica um consumo de eletricidade.
Há umas semanas, enquanto regava as laranjeiras, pareceu-me uma boa ideia aproveitar de forma mais sustentável aquele espaço. Coloquei umas pequenas cercas de madeira à volta das caldeiras (função prática e estética), pus no fundo uma pequena quantidade de estrume das minhas galinhas, enchi-as de substrato universal biológico e semeei salsa. Já está nascida e a crescer a bom ritmo, como documenta a imagem.
 
Vantagens: 
. menos espaço utilizado;
. menos consumo de água, pois rega a salsa e também a árvore;
. menos tempo no uso da bomba elétrica;
. plantas mais viçosas por estarem mais protegidas do vento e menos expostas à luz do sol direta.
 
Vou experimentar com outras plantas e direi se resulta.

Abraço.
ChefAntónio

Nota: O substrato mais barato que encontrei foi no MaxMat (sacos de 50l a €2.99). Também há no Aki ao mesmo preço, mas os sacos têm apenas 45l.

2 comentários:

  1. Acho que isso vai depender da planta, pois cada variedade exige insolação em maior ou menor grau. Nem sempre irá dar resultado. Se a árvore for mais alta e fizer menos sombra durante o dia todo, será mais eficiente o sistema, acho eu.

    ResponderEliminar
  2. Adorei sua idea. Tomara que dê certo!Só penso quando vc começar a cultivar orquídeas.Que são linda ou rosas.Eu tinha muitas orquídeas e são fáceis de cuidar.Amanha postarei minha abobora já em fruto crescido e maduro. rsrs

    ResponderEliminar