13/06/15

Horta feliz com sol e sombra “à la carte”!

O sonho de qualquer agricultor é ultrapassar as adversidades do clima. Uma utopia, como prova a expressão popular que determina que "não se pode ter sol na eira e chuva no nabal".
Pensei com os meus botões: Se tentar distribuir a chuva e o sol pela horta ao mesmo tempo parece esforço vão, porque não usar o sol onde faz bem e a sombra onde é necessária? Estava lançada a “técnica” do SOL e SOMBRA!
Talvez pelo clima de Azeitão (em relação a Lisboa, mais frio no inverno e mais quente no verão), sempre tive dificuldade em fazer crescer de forma satisfatória alguns legumes e frutos como alfaces e curgetes (abrobrinhas).
Com a criação de um painel solar caseiro (ver AQUI), ficou resolvido o problema das alfaces. Quanto às curgetes, apliquei a já referida "técnica" improvisada do sol e sombra com uma tenda de tela de sombra. Resultado: uma produção que está a ultrapassar as melhores expetativas.
 
1. A tenda é descoberta do lado do nascer do sol, permitindo às plantas receber luz direta durante a parte menos quente da manhã.
 
2. Quando o calor é abrasador, as plantas estão à sombra e podem fazer uma sesta tranquila.
 
3. Certamente graças aos carinhos recebidos, dá-se o milagre da multiplicação dos frutos tenros…

Abraço e feliz fim de semana para todos!
ChefAntónio

Sem comentários:

Enviar um comentário