18/09/15

5 alimentos saudáveis… ou talvez não!



Alguns alimentos parecem “leves e saudáveis”, mas podem ser inimigos da sua dieta, segundo o site M de Mulher e o agregador O Meu Bem Estar. Alguns são óbvios, como os refregirantes ou os queijos, outros nem por isso. Descubra quais são.
1. Refrigerantes
Os refrigerantes são ricos em conservantes, sódio, corantes e possuem poucos nutrientes. Atenção aos sumos que dizem no rótulo “feitos com fruta natural”. Um estudo do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) analisou mais de 30 marcas e verificou que, pelo menos, dez não tinham a quantidade de fruta exigida por lei. Há diferença entre sumo e néctar: sumo só pode conter fruta, água e a percentagem de açúcar definida para o tipo de fruta. Néctar pode conter corantes, mais água e mais açúcar.
2. Barras de cereais
Apesar da boa fama, muitas não são tão leves assim, já que muitas não fornecem a fibra que indicam e as que têm cobertura de chocolate ou mel são recheadas de hidratos de carbono e gordura – o que pode adicionar calorias desnecessárias à sua dieta. Além disso, é comum sentirmos fome pouco tempo depois de comer uma barra. Por isso, o melhor evitar
3. Queijo
Os queijos são ricos em diversos nutrientes interessantes para a saúde. São óptimas fontes e cálcio, importante para a manutenção de ossos e dentes, proteínas, necessárias para o desenvolvimento do organismo, e em vitaminas A, importante para a visão, e B12, imprescindível para a função neurológica normal.
Contudo, alguns tipos de queijos possuem altas concentrações de gorduras saturadas, cujo excesso pode levar ao aumento do peso e a doenças cardiovasculares, o a longo prazo pode comprometer o coração, os rins e o cérebro.
4. Peito de peru
É preciso lembrar que o peito de peru é uma carne processada e tem muito sódio e conservantes na sua composição. Quando se torna enchido também recebe adição de gordura, conservantes e corantes.
5. Bolachas de água e sal
Aparentemente inofensiva, a receita da clássica bolacha de água e sal conta com uma concentração elevada de hidratos de carbono e, ainda,  gordura trans. Antes de comprar, leia atentamente o seu rótulo.
Foto: Jules Morgan / Creative Commons
Fonte: http://greensavers.sapo.pt/2015/09/06/5-alimentos-inimigos-da-dieta/

Sem comentários:

Enviar um comentário