09/10/15

Guia moderno de boas maneiras à mesa: 10 regras a seguir!

Os dez mandamentos são da autoria de Nigella Lawson. E são polémicos. Por exemplo: pode-se comer à mão, mas não vale tirar fotos. E não é para não engordurar o smartphone...


Isto de ter boas maneiras à mesa é algo que muda há séculos. Em cara altura da história, as regras são diferentes. Mudam de cultura para cultura e até de família para família. Mas uma coisa é certa: as regras já não são mesmas do tempo dos nossos avós. As regras de convivência social mudaram. A informalidade e a boa disposição sobreposeram-se ao formalismo.
Esta semana, o site do The Telegraph, apresentava uma lista de dez regras propostas pela chef e estrela global Nigella Lawson. Por ser polémica, nós partilhamos aqui a proposta

Guia moderno de boas maneiras:  

1.    Não espere por já estar no jantar para revelar que tem algum tipo de intolerância alimentar (em restaurantes ou casas de amigos) - avise com antecedência.

2.    Chegar mais de 15 minutos atrasado a um jantar é rude, no entanto, chegar demasiado cedo também não é algo bem visto. 

3.    Não fale e mastigue ao mesmo tempo - é repulsivo. Coma silenciosamente. 

4.    Smartphones, telemóveis e tablets não são permitidos na mesa. Nunca.

5.    Quando for convidado para um jantar, não tire fotografias à comida e partilhe nas redes sociais. A não ser que os anfitriãos queiram.

6.    Não limite a sua conversa para a pessoa atraente do seu lado esquerdo e dê atenção também a quem está à sua direita.

7.    Não adicione sal ou pimenta à comida sem provar primeiro.

8.    Coma com prazer, molhe pão nos molhos e sinta-se à vontade para roer ossos. A pessoa que cozinhou vai adorá-lo.

9.    Comece a comer o mais rápido possível depois de ser servido para que não arrefeça - com a permissão do anfitrião claro.

10.  Não abandone a mesa sem que toda a gente tenha acabado a refeição.

Abraço.
ChefAntónio

Sem comentários:

Enviar um comentário