03/10/15

Maçã camoesa - já Eça de Queirós a conhecia!


Decorre até ao fim da manhã de amanhã, domingo, 4/10, a 3ª Mostra da Maçã Camoesa ou Férrea da Azoia” na Moagem de Sampaio (concelho de Sesimbra).
A deliciosa maçã camoesa é uma variedade tradicional da região de Sesimbra produzida em Azoia (que fica no caminho para o cabo Espichel).
O aroma e a cor deste fruto pouco conhecido foram motivo de inspiração para Eça de Queirós.
Os seus miúdos olhos piscaram, lacrimejando de gosto – e seguiu pelo corredor, tesa e decidida com a sua trouxa que rescendia a maçã camoesa.” (“Ilustre Casa de Ramires”)
Mas quando nos apeámos no pequeno cais branco e fresco - só houve em torno de nós solidão e silêncio... Nem procurador, nem cavalos! O chefe da estação, a quem eu perguntara com ansiedade «se não aparecera ali o sr. Sousa, se não conhecia o sr. Sousa», tirou afavelmente o seu boné de galão. Era um moço gordo e redondo, com cores de maçã camoesa”. (Capítulo III do conto "Civilização")

Também João Maria Baptista, narra, no século XVIII, que chega “a todo o reino a fama dos bellos peros e camoezas e que os seus delicados pecegos egualmente merecem”.

Além do fruto, o público pode adquirir também outros produtos. Destaco os produtos hortícolas, a doçaria à base de maçã (há uns quadradinhos de farinha torrada com maçã que são uma perdição), o pão de Azoia (crosta estaladiça e miolo consistente a fazer lembrar o pão alentejano) e o queijo de Azoia (com um ligeiro travo e sabor entre o queijo da Serra e o queijo de Azeitão).
Pão e queijo de Azoia...

A maçã camoesa distingue-se pela mancha avermelhada na face de maior incidência do sol, sobre um fundo amarelo, e pela polpa ácida, de cor branca e consistência firme. Embora seja colhida em setembro, é comum ficar a amadurecer durante algumas semanas, para ser consumida durante o inverno.
Além desta particularidade, tem níveis de antioxidantes e polifenóis muito superiores aos das restantes, por isso é recomendada a doentes anémicos e diabéticos. Para divulgar esta variedade de Sesimbra junto do público em geral e despertar o interesse de novos agricultores, contribuindo assim para aumentar a sua produção de modo tradicional, a Câmara Municipal, em parceria com a Junta de Freguesia do Castelo e Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, realiza desde 2013, no primeiro fim de semana de outubro, uma mostra dedicada à Maçã Camoesa.
O certame tem atraído centenas de visitantes, revelando-se um enorme sucesso. O público demonstra cada vez mais interesse por este tipo de produto e, sobretudo pelo contacto direto com os produtores, que desta forma conseguem manter a sua atividade e, consequentemente, preservar tradições ancestrais, que são um património imaterial de valor incalculável.
Informações compiladas a partir do sítio da Câmara Municipal de Sintra.

Abraço com perfume de maçã camoesa!
ChefAntónio

Nota: Quem vem de Lisboa, segue a Nacional 10 em direção a Sesimbra. O edifício da Moagem de Sampaio fica (após passar a localidade da Maçã, depois dos semáforos, junto ao parque de campismo, à direita) mesmo junto à rotunda com uma estátua de um espadarte, à direita.

Sem comentários:

Enviar um comentário