27/12/16

Panadinhos de pétalas de rosa!


Este é um petisco delicioso: estaladiço por fora e macio e delicado por dentro, desfaz-se na boca à primeira dentadinha! O sabor é suave e o perfume da flor transforma-se numa sugestão muito discreta.

Pelo que li no site http://asenhoradomonte.com, as pétalas de rosa são ricas em vitamina C e reforçam o sistema imunitário. Podem usar-se em cremes e mousses e combinadas (em infusões) com sumos de fruta. Também podem aromatizar doces com calda e ser adicionadas às saladas.
No entanto, a receita que vos trago é o resultado bem-sucedido de uma experiência de que resultou uma entrada deliciosa: pétalas panadas!

Ingredientes e preparação:
1. Pétalas de rosa biológicas.

2. Azeite ou óleo vegetal.
3. Polme:
a) Junte farinha com água, 1 ovo (opcional), pimenta-preta moída no momento, cominhos e uma pitada de sal;
b) Mexa bem, juntando a água necessária para obter uma consistência semelhante ao ketchup.
4. Lave as pétalas e seque-as.
5. Mergulhe as pétalas no polme e frite-as, com o azeite já quente, 1 minuto de cada lado em lume médio.
6. Coloque sobre papel absorvente e sirva esta delícia enquanto está quente com a frase “São rosas, senhores e senhoras!”

Bom apetite!
ChefAntónio

Observações:
1. Pela sua delicadeza, as pétalas devem ser lavadas numa taça e não em água corrente.
2. Não use flores de jardins públicos (além da poluição, há o problema da inaceitável aplicação de pesticidas). Pela mesma razão, não aproveite plantas compradas em floristas ou hortos que já estejam floridas. Socorra-se das suas próprias rosas ou das de amigos e vizinhos, se forem mesmo biológicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário