04/10/18

Missão Cabo Verde XXII: A despedida da Bia!


Apesar de o ambiente na casa com as nossas outras duas colegas de voluntariado não ser o melhor, a Bia não quis deixar de fazer uma despedida dos amigos com quem fizemos passeios à montanha na quinta (27.9). Teve o meu apoio e partilhámos as despesas.
Como os nossos orçamentos já estavam debilitados, o desafio era conseguir petiscos saborosos e económicos. Com os ingredientes que tínhamos na cozinha e algumas compras nos supermercados do Mindelo, estabeleceu-se o menu:
Entradas: Patês (feitos na hora) para barrar no pão – tomate com especiarias e ervas aromáticas e feijão (também com especiarias e ervas aromáticas).

Prato principal: Chispalhada (chispe, frango, grão e muitos legumes) acompanhada com arroz feito numa parte do caldo.

Sobremesa: Tiras de papaia e de pera-rocha confitadas em lume muito brando numa calda de água, açúcar amarelo, paus de canela e sumo de limão. Esta associação de ingredientes luso-cabo-verdianos foi servida fria com um figo passado no topo (da minha horta). Segundo as opiniões que fui ouvindo, parece que soube a… pouco!
Bebidas: Água e refresco de frutos de vermelhos.
Finalmente: Cappuccino para todos (que tinha levado de Portugal para alguma ocasião especial).

O convívio foi animado e tivemos 15 amigos presentes, incluindo o Frei Silvino, que chegou mais tarde. Todos apreciaram o repasto.
Panela quase vazia: alegria do cozinheiro!

No fim, a tristeza das despedidas, sobretudo porque a Bia ficou no coração de todos!

Abraço.
ProfAP

Sem comentários:

Enviar um comentário