21/02/13

Conservar salsa e coentros: 5 dicas

Fonte da imagem: AQUI.
 
DICAS QUE USAMOS CÁ EM CASA
 
Como tenho um jardim grande, uso salsa e coentros “apanhados na hora”. No entanto, quem não cultiva estas ervas aromáticas deseja encontrar métodos eficazes de conservação. Nas poucas vezes em que temos de comprar, utilizamos dois métodos.
 
Dica 1:  Conservar no frio
a) Pôr num pequeno saco de plástico;
b) Ajustar o saco às ervas, fazendo sair todo o ar;
c) Fechar o saco com um fio.
Nota: Assim, a salsa e os coentros mantêm-se frescos pelo menos durante uma semana. Importante: Lavar só no momento de usar.
 
Dica 2. Conservar em cubos de gelo
a) Lavar bem e cortar finamente as folhas e os talos;
b) Pôr em formas de gelo (não enchendo completamente), juntar água e levar ao congelador;
c) Para utilizar, é só pôr cubinhos de gelo nos cozinhados ou nas saladas.
 
 
DICAS ENCONTRADAS NA INTERNET
 
Dica 3: Conservar fora do frigorífico
“1 - Corte um pouco das extremidades dos pés e mergulhe-os num copo com um pouquinho de açúcar (+ ou - 1/2 colher de café).
2 - Sobre a rama coloque um saco de plástico, que deve prender com um elástico.
3 - A cada dois dias, substitua a água açucarada e corte novamente a extremidade dos pés.”
 
Dica 4 a): Congelar
“Todas nós gostamos de ter sempre a mão uma salsinha ou um coentro acabadinho de cortar,
e sentir o seu aroma, na comida...
Ora bem uma das maneiras de ter sempre Salsa ou Coentros a mão é congelar...
Ainda este fim de semana fui a feira, comprar legumes frescos e saudaveis e comprei também um belo molho de salsa...
Está claro que naõ o utilizei todo de uma vez, então lavei muito bem a salsa, desinfectando-a em água com um pouco de vinagre, voltando a passar novamente por água limpa, sacudi bem a salsa e embrulhei num pano e eliminei assim a pouca água que ainda poderia haver...
Evitando também que ao congelar se formassem gelo nas folhas e assim queimasse a salsa também...
Cortei os talos, eliminei algumas folhas velhas e cortei tudo em ponto pequeno, de modo a que quando quizer polvilhar alguma coisa ou adicionar a algum prato é so retirar e juntar, poupando tempo e trabalho...
Guardei numa caixa própria de congelação ou quem não tiver num saco limpo e bem fechado, guarda-se no congelador, e pronto temos sempre a mão Salsa ou Coentros fresquinhos e limpos....”
 
Dica 4 b): Congelar
“No dia em que comprar, fresquinho mesmo, lava bem as folhas, deixa escorrer um pouco, retira o talo, e corta em pedacinhos bem pequenos, o volume então ira diminuir, coloca em um pote plástico, leva ao freezer  e pronto!!
Na hora que for usar retira somente o que vai utilizar com ajuda de um garfo, por cima e vai tirando direto pra panela, ou para salada,  num instante descongela, e fica com o mesmo gosto e cheirinho, que irá complementar a sua receita maravilhosa!!”
 
DICA 5: Desidratar
“Escolha os ramos de coentro e lave bem. Depois seque e separe só as folhinhas e os galhos mais tenros. Em cima de um prato coloque duas folhas de papel toalha e por cima distribua o coentro. Leve ao forno de microondas em potência alta por cerca de 2 minutos (se precisar coloque um pouquinho mais). Retire, espere esfriar um pouco e com as mãos mesmo (na verdade os dedos) vá esfarelando. Coloque em um vidrinho com tampa e vá usando quando precisar.
Obs: O bom é que ele conserva a cor e o sabor
Então quando quiser esnobar é só abrir seu vidrinho da purpurina mágica e sair salpicando sobre a comida. Você vai ver que até o arroz branco de todo dia fica com cara de arroz de chef.”

2 comentários:

  1. Parabéns pela página! Andréa - D.R.A. Busologia - http://drabusologia.site.com.br/.

    ResponderEliminar
  2. Gostei mais da número 2.
    Valeu António.
    Um abraço.

    ResponderEliminar