20/09/18

Missão Cabo Verde XIV: O homem que queria ser um pássaro!

Apresento-vos o Frei Silvino!

Como nas histórias anteriores, esta baseia-se nas características físicas e psicológicas de alguém real: neste caso, o Frei Silvino, presidente do Centro Jovem, parceiro da associação de voluntariado "Para Onde?", que me integrou nesta missão.
Embora acessível, a linguagem é mais elaborada, pelo que se destina a alunos a partir do 3.º e 4.º anos. Abraço e boa leitura!


O homem queria ser um pássaro!

Era uma vez um homem que queria ajudar todos os meninos do mundo. Alto, robusto, barba branca e sorriso fácil: era assim o Frei Silvino.
Como andava muito depressa, era difícil acompanhá-lo, a não ser em passo de corrida ou quando alguém o interpelava. Aí, parava e correspondia efusivamente. “Como está a “senhorra?”, dizia ele com o seu “r” carregado.
E seguia o seu caminho em direção à Ribeira da Craquinha ou à Pedra Rolada.
Mas, apesar de o sorriso parecer o mesmo de sempre, havia qualquer coisa que andava a roubar-lhe a alegria.
Muitas vezes, sentava-se e punha a cabeça entre as mãos imóvel e sem dizer nada. Outras vezes, suspirava e dizia para si mesmo:
-- Pobrres crrianças abandonadas neste mundo…
Um dia, saiu de manhã muito cedo, atravessou a Craquinha e dirigiu-se, no seu passo decidido, na direção de Alto Martins.
Esgueirou-se por entre as casas, contornou pequenos arbustos espinhosos e, depois de atravessar uma zona de destroços de carros abandonados, percorreu a longa planície de terra cor de tijolo, com leitos secos de pó de lava, tudo emoldurado pelo cinzento difuso das montanhas ao longe.
Passada quase uma hora a caminhar, chegou a uma casa abandonada na base do monte. Sentou-se numa pedra escura e áspera, fechou os olhos e ali ficou numa demorada e secreta conversa com Deus.
Por fim, impulsionado por uma força vinda não se sabe de onde, levantou-se e começou a subir, escolhendo cuidadosamente as pedras onde punha os pés.
Ao passar junto a pequena bacia de água, resultado do fio líquido, fraco mas contínuo, que se escoava das pedras, baixou-se e humedeceu a testa e os lábios.
Chegado ao ponto mais alto, voltou a sentar-se, olhou para céu, entrou numa espécie de transe e começou a dizer coisas que só ele entendia…
Por fim, levantou-se e disse:
-- Ajudai-me, meu Deus!
Logo depois de dizer estas palavras, sentiu uma dor quase insuportável na zona dos ombros, enquanto de lá começavam a sair penas pretas e luzidias.
Em pouco tempo, formaram-se no seu corpo umas enormes e fortes asas.
Sem uma palavra, lançou-se no vazio e voou vigorosamente para o interior do continente africano.
Ao fim do dia, houve alvoroço no centro da Ribeira quando algo nunca visto, com grandes asas, começou a descer do céu em direção centro do campo de futebol. Era o Frei Silvino!
Os adultos fugiram espavoridos, mas as crianças, curiosas, correram para ele e brincaram nas suas asas como se de um escorrega se tratasse.
Depois de uma breve oração em silêncio, as asas recolheram, voltando a ser o Frei Silvino de sempre.
E todos os dias era assim: subia o Alto Martins (ou o Monte Verde, no lado oposto), cresciam-lhe as asas e voava ninguém sabe para onde. Ao fim dia, aterrava sempre com aparato no campo de futebol com uma precisão milimétrica.
Para alívio de todos, voltou a ser a pessoa alegre que sempre fora.
E viveu feliz para sempre!
António Pereira (14-09-2018)

Sem comentários:

Enviar um comentário