09/02/14

20 alimentos para combater as dores de cabeça!


O mundo das dores de cabeça é mais complexo do que parece e engana-se quem pensa que são todas iguais. Existem vários tipos e com causas distintas, sendo necessário identificá-las para as combater. Fique a saber como as reconhecer e que alimentos ingerir.

Origem da dor
Descrição da dor
Alimentos
ENXAQUECA
É aquela dor, quase sempre forte, que ataca somente um lado da cabeça, causando náuseas, sensibilidade à luz e impedindo que, por vezes, pequenas ações do dia-a-dia sejam concretizadas. A melhor solução para as prevenir é ingerir riboflavina, mais conhecida por vitamina B2. Esta melhora o desempenho do cérebro e ajuda a manter a energia das células musculares. (…)
.espargos, .cogumelos
.quinoa
HORMONAL
Tal como as enxaquecas, também as dores de cabeça hormonais se apoderam apenas de uma zona da cabeça. A sua origem está no estrogénio, daí que as mulheres acabem por sofrer mais deste tipo de dor de cabeça do que os homens. Aqui, a melhor arma são os alimentos ricos em magnésio. (…)
.espinafres
.hortaliças
.batata-doce
.bananas  
.sementes de
 girassol
TENSÃO
(PRESSÃO)
Este tipo de dor de cabeça caracteriza-se pela sensação de ter uma faixa apertada na cabeça, tendo-se a impressão de que a estão a espremer. Está normalmente associada ao stress, podendo ser provocada pela tensão dos músculos do pescoço. Para lutar contra este tipo de dor é essencial ingerir alimentos ricos na coenzima Q10, um poderoso antioxidante responsável pela produção de energia no nosso corpo e auxiliar na proteção dos vasos sanguíneos. (…)
.ovos
.atum
.cavala
.brócolos
.couve-flor
GRIPE
Ou
RESFRIADO
A dor de cabeça é muitas vezes um dos primeiros sinais de que vem aí uma gripe ou uma constipação. Isto acontece porque quando ficamos doentes o corpo começa, desde logo, a perder sais essenciais e água, causando desidratação. (…)
.uvas
.melancia
.melão
.abacaxi
.morangos
1. A planta ligústica é usada há séculos pelos chineses. O segredo para afastar as enxaquecas mais terríveis é ingerir, diariamente, uma dose de 350 a 499 mg desta planta, o equivalente a duas ou três chávenas de chá. Embora não seja muito conhecida, a ligústica pode ser encontrada, por exemplo, em ervanárias. Outro grande antídoto contra as dores de cabeça, também usado pelos chineses, há milhares de anos é o gengibre, que funciona como um anti-inflamatório. Para fazer chá de gengibre deve cortar a raiz e fervê-lo durante dez minutos.
2. Uma outra opção para prevenir dores de cabeça é ferver cinco ameixas secas em quatro copos de água, juntamente com uma colher de sopa de chá verde e duas colheres de sopa de hortelã. Depois de dez minutos está pronto a beber. Três chávenas por dia são suficientes.
.chás:
 ligústica
 gengibre
 
 
 
 
 
 
 
.ameixas secas (com chá e hortelã)
Data: 8/02/2014
Fonte: http://visao.sapo.pt/20-alimentos-para-combater-as-dores-de-cabeca=f768488#ixzz2smVavWvp

Sem comentários:

Enviar um comentário