23/02/14

A cenoura faz mesmo os olhos mais bonitos?

Beleza para  os seus olhos... Veja a receita AQUI.
 
Afinal, a cenoura faz ou não os olhos mais bonitos?
Tem dúvidas? Sendo a cenoura é uma grande fonte de vitamina A, que contribui para o bom estado da visão, da pele e das mucosas, os olhos ficam garantidamente mais saudáveis. Olhos sãos ficam certamente ainda mais bonitos!
 
Informação complementar:
Sendo originária do Afeganistão, desde o ano 500 A.C., quando foram registadas as suas primeiras sementes, que a cenoura era cozida em ensopados para curar doentes.
Os benefícios da cenoura, chegada à Europa no século XIII, são imensos. Rica em vitamina A, este legume contém muitos sais minerais, como fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo, e vitaminas do Complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo.
Comer a cenoura crua é sem dúvida uma das melhores formas de ingerir este legume. Ralada ou inteira, e bem lavada, a cenoura limpa os dentes e desenvolve os maxilares. O seu sumo favorece o bom funcionamento do fígado, purifica a bílis, ajuda na cura da icterícia e é um bom remédio para as doenças dos brônquios e pulmões. O caldo concentrado de cenoura, ao qual é adicionado mel e/ ou sumo de limão, é óptimo para curar bronquites, sendo ainda indispensável para gestantes e lactantes, pois melhora e aumenta o volume sanguíneo que, consequentemente, aumenta e melhora a produção do leite. Na fase do crescimento ela é essencial: é eficiente contra o crescimento retardado em crianças, na dentição defeituosa ou insuficiência de resistência contra as infeções.
Há quem defenda que a cenoura tem várias propriedades medicinais por ser antisséptica, antimicrobiana, aperiente, bronzeadora, cicatrizante, citostática, diurética, emoliente, estimulante dos sistemas linfático e nervoso, rejuvenescedora, remineralizante, suavizadora.
Doentes de reumatismo, por exemplo, devem beber sumos de cenoura diariamente, assim como comer cenouras cruas antes das refeições. A cenoura crua e ralada é ainda excelente na cura de úlceras quando aplicada diretamente no local afetado.
Por ser tão nutritiva, a cenoura deve ser ingerida pelo menos três vezes por semana. É um dos legumes que se conserva por maior período de tempo, podendo ser preparado sob a forma de sopas, saladas, cremes, suflés ou doces.
A cenoura tem um elevado teor de caroteno (provitamina A), responsável pela coloração amarela dos vegetais e que no organismo se transforma em vitamina A. Tem uma pequena quantidade de vitamina C e contém óleos essenciais e pectina (a mesma função da maçã, que fomenta a formação de gelatina). Fonte de vitamina E, que tem uma importante ação antioxidante, evitando danos nos tecidos, e de ácido fólico - fundamental para o bom funcionamento dos sistemas imunitário, nervoso e cardiovascular -, a fibra da cenoura ajuda no trânsito intestinal e na redução dos níveis de colesterol do sangue.


Sem comentários:

Enviar um comentário