13/11/15

Estufa-gaiola para alfaces!

Linda à espera de entrar na saladeira em comunhão com um fio azeite virgem extra, um borrifo de vinagre balsâmico e uma pitada de flor de sal!

Depois de alguns problemas com o calor gerado pelo painel solar caseiro para produzir alfaces (que vos apresentei AQUI) e de ver sistematicamente as alfaces plantadas em terreno aberto serem consumidas vorazmente pelas aves (sobretudo melros), criei esta estufa-gaiola reutilizável com resultados excelentes. Capacidade de produção: 30 plantas.
Construí uma caixa retangular (2,50m de comprimento por 55cm de largura e 50cm de altura) com madeira (parte dela recolhida no lixo e reciclada), plástico e rede de capoeira, de plástico, quadriculada (da mais barata).

1. O lado virado para o nascer do sol ficou com rede, o que permite às plantas receber luz direta suave durante a manhã. A rede funciona também como um regulador de temperatura, evitando que o espaço fique excessivamente quente.

2. As restantes faces da gaiola foram forradas com plástico que gera calor e protege as plantas da luz direta quando o sol é mais forte.

3. Com uma rega ligeira por dia e sem quaisquer tipos de adubos (apenas restos vegetais compostados e estrume das galinhas), as alfaces 100% biológicas estão assim: lindas e muito tenras!

Abraço e bom fim de semana!

ChefAntónio

2 comentários:

  1. Uma ideia boa e criativa,em tempos de crise é primordial buscar alternativas.

    ResponderEliminar
  2. Amigo Antonio ,
    Faltou pouco para levar um 10 ....
    Excelente projeto , bem pensado , bem cuidado ,
    mas me desculpe , devo lamentar somente o estrume de galinha ...

    Para o alimento ser considerado orgânico , não pode ter insumos animais de especie alguma .
    Desculpe amigo , mas tenho que ser sincero comigo mesmo e com vc .

    Mas parabéns pelo projeto .
    Vou copiar aqui na minha horta caseira

    abs
    Kiko

    ResponderEliminar