16/11/15

O regresso do faisão pródigo!

Imponente!

Há cerca de dois meses, um dos meus faisões (o macho reprodutor da espécie faisão-de-coleira) aproveitou uma distração com a porta da capoeira e saiu disparado em direção ao céu num voo vigoroso para os lados de floresta que há a algumas centenas de metros de minha casa.
Dei-o como perdido, pois nas duas situações anteriores em que houve fugas, as aves não voltaram, pois mesmo nascidas em cativeiro conservam os instintos selvagens e não se deixam domesticar.
Dito isto, foi com imensa surpresa que hoje, a meio do dia, vi o macho vadio do lado de fora da vedação a espreitar para dentro da capoeira. Fechei num compartimento o bando de fêmeas e abri a porta da capoeira. Passados cerca de dois minutos, o fugitivo entrou na capoeira como se nunca de lá tivesse saído…
Parece estar em boa forma física e exibe as cores vistosas que a imagem documenta. Ter sobrevivido e sobretudo ter descoberto o caminho de regresso a casa depois de oito semanas de aventura em território desconhecido é um verdadeiro mistério para mim!

Abraço.

ChefAntónio

1 comentário:

  1. Antonio ,
    Incrível esta história !
    Incrível e intrigante mesmo .
    A natureza é sábia . Se ele voltou , deve ter sentido
    que foi bem tratado e era a melhor escolha .
    Parabéns !!!
    abs
    Kiko

    ResponderEliminar