05/11/15

Love is in the air... 10 horas de sexo na minha horta!


O que vemos na imagem é uma despudorada cena de sexo entre duas caracoletas captada esta tarde na minha horta junto ao canteiro da rúcula! Se vos disser que o aparelho genital do desavergonhado gastrópode fica mesmo ao lado da boca, fica facilitada a leitura da imagem...

Mais algumas informações sobre os caracóis:

1. REPRODUÇÃO:
.São animais hermafroditas incompletos, ou seja, cada um possui os dois sexos, mas precisam de um parceiro para realizar o acasalamento e a fecundação.
.Formam casais e copulam em média quatro vezes por ano num contacto que pode durar até 10 horas.
.Após 16 dias de gestação, cada parceiro procura um lugar húmido, limpam a superfície e cavam com a cabeça de 5 a 10 cm para aí colocarem os ovos. Cada um deposita, em média, 100 a 300 ovos dependendo da espécie.
2. ESPÉCIES:
Embora haja espécies carnívoras que se alimentam de minhocas ou de outros caracóis e lesmas, em geral, os caracóis alimentam-se de diversos tipos de plantas e frutos carnudos.
3. DETALHES:
.A concha, feita de calcário, pesa mais de um terço do peso total e é, na verdade, o esqueleto externo.
.Não têm audição e utilizam especialmente os sentidos do tato e do olfato que se situam em todo o corpo mas principalmente nas antenas menores já que pouco enxergam com os olhos situados nas pontas das antenas maiores.
4. USO CULINÁRIO:
Os caracóis são considerados como iguarias em Portugal e em vários países. Também são bastante apreciados na França e Itália onde são chamados escargots e lumache, respetivamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário