22/01/15

Ovos cozidos... na perfeição!

Se, como eu, tem galinhas, os ovos para cozer não devem ser utilizados no momento da colheita. Aguarde 4 ou 5 dias e ficarão mais fáceis de descascar.
 
Cá em casa, quando se trata de cozer ovos, a tarefa está por minha conta. Ao longo dos tempos, integrei dicas e experiências, daí resultando a “técnica” que passo a partilhar.
Em saladas, simples ou em conserva (em breve, direi aqui como faço esse petisco), os ovos cozidos são um recurso versátil e muito saudável. O grande desafio é conseguir descascá-los com rapidez e sem os partir…
1. Os ovos devem estar à temperatura ambiente. Retire-os do frigorífico (geladeira) 30 minutos antes de os cozinhar.
2.Coloque os ovos numa panela e cubra com água fria até três dedos acima dos ovos.
3. Junte uma pitada de sal e uma colher de chá de vinagre (dão sabor à clara e evitam que rachem durante a cozedura) e, quando começar a ferver, conte 10 minutos.
4. Retire os ovos e ponha-as em água fria durante 5 minutos.
5. Com uma colher dê umas pancadinhas para partir a casca e, com cuidado, descasque os ovos.
E já está!
DICA FINAL:
Para conservar os ovos cozidos, guarde-os, com a casca inteira, depois de estarem frios, num recipiente fechado no frigorífico. Conservar-se-ão durante 5 dias.
Abraço e bom apetite!
ChefAntónio
 

2 comentários:

  1. Pois é. Cozinhar os ovos e depois descasca-los inteirinhos sem quebra-los exige técnica e paciência.
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Ainda ontem tive esse problema, não sabia bem quanto tempo deveria deixá-los ao fogo até estarem cozidos. Boa dicas António, muito obrigada. Abraço

    ResponderEliminar