03/02/16

Ilha do Príncipe – 2.º dia (parte I)


Itinerário: 
1. Roça Paciência 2. Hotel Belo Monte (com um miradouro para a praia banana)3. Roça SundiSanto António, a capital do Príncipe (com almoço no incluído no pacote) – 4. Praia Abade (comunidade piscatória) – 5. Miradouro Nova Estrela.
 A atividade prevista para o 2.º dia foi feita de jipe e durou o dia inteiro. Apresento-vos hoje as paragens 1 e 2.

1. Roça Paciência
Concessionada (como o Bom Bom Resort) à HBD (do milionário australiano Mark Shuttherworld).
Simples e despojado do ponto de vista arquitetónico, com um terreiro, o local faz lembrar uma pequena quinta.
Antiga casa do administrador com uma belo sisal.

A roça Paciência está actualmente em recuperação e dedica-se a atividades agrícolas. Funciona como escola de pedreiros, uma espécie de formação em serviço em que os jovens são assalariados e aprendem e aplicam as técnicas do ofício.
Local de trabalho e de aprendizagem da arte de pedreiro.

Gostei de ver a horta (totalmente biológica) e a zona de secagem de vários produtos (banana, papaia, gengibre, açafrão-da-terra, malagueta…). 
 Açafrão-da-terra (curcuma) já seco.

 Coentro-selvagem. Planta muito interessante um pouco menos aromática do que o nossa.

À entrada da roça, vi, pela primeira vez, uma planta de banana-ouro.
Também são produzidas compotas diversas. Apreciei particularmente as de água de coco com banana (uma coisa do outro mundo!) e a de papaia com goiaba. Todos os produtos da roça, que podem ser comprados in loco, mas não no resort, são usados no restaurante do Bom Bom Resort, incluindo um muesli tropical disponível ao pequeno-almoço.

2. Hotel Roça Belo Monte
Concessionada (com a praia banana) à empresa holandesa IHDC durante 30 anos.
Com uma localização magnífica, este hotel de charme nasce da recuperação de edifícios coloniais da Roça Belo Monte, estando prevista a constituição em parte das instalações do "Museu de História Natural do Príncipe".
  
Entrada e antiga casa do administrador da roça.

Terreiro da roça. À direita, quartos do hotel. Ao fundo, edifício que será o museu de que falei acima.

Qual patroa da roça, a Cecília ouve, atenta, as explicações do Sr. João.

Lá ao fundo, pode tomar-se um café a respirar a floresta e vestindo os olhos com o azul do mar que vos vou mostrar na última foto de hoje...

No miradouro, o Sr. João, nosso guia. Como muitos santomenses que conheci, um homem tranquilo e com uma filosofia de vida cativante. Ao fundo, o turista alemão que nos acompanhou. Arrogante e mal-educado, que só visto!

Aí está, pela forma que tem, a praia banana. Ficou famosa quando serviu de cenário para um anúncio da Bacardi. Pode-se lá chegar através da roça Belo Monte ou de barco.

Abraço ainda tropical.
António

1 comentário:

  1. Excelente! Tambem se acede à praia Banana a pé, pela beira-mar, a partir da praia Burra. Sem qualquer obstáculo natural. Na V. próxima visita ao Príncipe, vamos junt@s!

    ResponderEliminar