06/02/16

Ilha do Príncipe – 2.º dia (parte II): a roça Sundy

1. Chegada à roça

Itinerário (feito de jipe no dia 24/01/2016):
1. Roça Paciência 2. Hotel Belo Monte (com um miradouro para a praia banana) – 3. Roça Sundy4. Santo António, a capital do Príncipe (com almoço no incluído no pacote) – 5. Praia Abade (comunidade piscatória) – 6. Miradouro Nova Estrela.

A roça Sundy foi no passado casa da família real portuguesa na ilha do Príncipe. Fundada no século XIX, as datas variam em função dos edifícios. Em 1921, a casa principal, uma das construções mais recentes da roça;  por volta de 1880, a ainda imponente cavalariça, em estilo revivalista, com uma muralha de tipo medieval e janelas em forma de ferradura; em 1915, o complexo de sanzalas.
Encontramos também, à entrada, à esquerda, um grande hospital (cada roça tinha o seu) e o que é considerado o mais interessante edifício do local: uma capela a fazer lembrar uma ermida seiscentista.
Neste espaço, há também plantações de cacau, café, pimenta e baunilha. A primeira planta de cacau do arquipélago, vinda do Brasil, terá sido plantada nesta roça. 
A roça está concessionada à HBD do milionário sul-africano Mark Shuttleworth, estando em curso a sua recuperação, iniciada com o restauro da casa principal.

2. Casa principal (em recuperação). No interior, ainda o mobiliário colonial. O chão do alpendre traseiro com motivos náuticos e da fauna de Portugal.

3. As cavalariças. Sente-se ainda nas boxes o nervoso miudinho dos cavalos...

4. As sanzalas: com gente dentro e a ameaçarem ruína, nelas (sobre)viveram no passado os serviçais e trabalhadores da roça.

5. Protagonistas da azáfama de outros tempos, as máquinas aguardam o piedoso restauro. A locomotiva a vapor animava as prensas na produção de óleo de coco. Para libertar o excesso de vapor, apitava como um comboio, ouvindo-se ao longe.

6. Implacáveis e silenciosas, as raízes alimentam-se dos carris que transportaram há muito o cacau, alimento dos deuses que escravizou os homens...

7. A principal razão da fama da Sundy está no facto de ter sido aqui que, em maio de 1919, Sir Arthur Eddington efetuou uma expedição de observação de um eclipse solar total que veio comprovar a teoria da relatividade de Albert Einstein.

8. Nesta casa da roça, nasceu, ainda na época colonial, o nosso guia, o Sr. João Catarino.

9. A minha companheira de viagens no espaço e no tempo da vida emoldurada nestes preparos de menina de mochila às costas pronta para ir prà escola...

 10. cacaueiro
 11. cafezeiro
 12. pimenta
13. Ylang-yllang (cananga odorata): uma árvore mágica, cujas flores, muito perfumadas, são a base do perfume channel nº 5. Pouco exigente em relação ao clima e ao solo, a planta floresce muito jovem e dá flores continuamente.
Abraço.
António


Fonte de parte das informações partilhadas no artigo e da foto2: http://www.asrocasdesaotome.com/rocas/sundy

1 comentário:

  1. Que interessante o piso, António.
    Gostei de conhecer o Ylang Ylang. Eu já tinha ouvido falar muito dele, mas nunca tinha visto (e nem sabia que era a base para o famoso Channel).
    Abraços
    Carolina

    ResponderEliminar