15/04/16

Cá em casa, dia de chuva é só vantagens!

Na horta, as beterrabas-amarelas deliciam-se com a chuva!

Com a Arrábida à vista, vivo numa zona recôndita de Brejos de Azeitão. Na frente da casa, a última rua da civilização; na parte de trás, depois da horta, prados, algumas hortas e a floresta. Aqui, a chuva é uma generosa dádiva de São Pedro com múltiplas vantagens: 
.entranha-se nas árvores e as plantas, poupando-me pelo menos uma hora de trabalho a regar; 
.abastece-me o poço com a água que se infiltra mas também com um sistema de encaminhamento das águas pluviais, funcionando também como cisterna; 
.estimula o crescimento de rebentos tenros dos espargos-selvagens; 
.leva  os caracóis e caracoletas a saírem dos seus esconderijos em plena luz do dia, facilitando-me a tarefa de os apanhar na horta e no exterior. São uma excelente proteína para complementar a alimentação dos meus patos, reduzindo a despesa com trigo e milho.

Hoje, logo a seguir ao almoço, equipei-me para a aventura: botas de borracha, chapéu impermeável, guarda-chuva e dois sacos de plástico. Durante duas horas, entre chuvadas, não tive mãos a medir.


Por um lado, a emoção primitiva da recoleção de espargos que, depois de secos e acondicionados, foram congelados para um creme de espargos com coentros.

Por outro, a adrenalina da caça ao gastrópede.

As previsões meteorológicas parecem propícias para mais aventuras amanhã!
Abraço.

ChefAntónio

Sem comentários:

Enviar um comentário