05/04/16

Doce nêspera c/ canela e vinho do Porto!

 Acabadinho de fazer!

As primeiras nêsperas estão a amadurecer. Este ano, estão um pouco ácidas, o que é excelente para os doces. Este é um doce típico dos Açores e, quando, há uns meses, estive no Faial, falei com uma senhora que faz e vende doces de nêspera. Trocámos informações. Disse-lhe que uso uma infusão forte de erva-príncipe (o que fui buscar a uma muito antiga tradição doceira de São Tomé e Príncipe) e fiquei a saber que ela usa as nêsperas com a pele. Comprei-lhe um frasquinho e fiquei convencido. Não se sente a pele e a consistência do doce ganha com a pectina da casca. Logo, passei a fazer também os meus doces de nêspera com a pele, retirando apenas a película situada na zona junto ao caroço. Menos trabalho e mais sabor!

Ingredientes:
.1 kg de nêsperas sem caroços e cortadas aos quartos.
.500 g de açúcar amarelo
.2 paus de canela
.20 cl de infusão forte de erva-príncipe (ou lúcia-lima)
.8 colheres de sopa de vinho do Porto

Preparação:
1. Num tacho antiaderente, junte as nêsperas com a infusão de erva-príncipe e deixe cozer em lume brando durante 20 minutos.
2. Triture muito bem o preparado até obter um puré cremoso.
3. Junte o açúcar, a canela e o vinho do Porto e deixe apurar em lume muito baixinho durante mais cerca de 45 minutos, juntando, se necessário, mais líquido da infusão.
4. Coloque em frascos previamente esterilizados, deixe arrefecer e tape.
5. Dada a redução na quantidade de açúcar, guarde no frigorífico, onde se conservará durante pelo menos seis meses.
SUGESTÃO: Torre uma fatia fina de pão, barre com este doce e acompanhe com um chá de hortelã-chocolate acabadinho de fazer.

Abraço doce para todos!

ChefAntónio

Sem comentários:

Enviar um comentário