24/04/16

Peixinhos da horta: um petisco medieval!

Feito e consumido há pouco!

É desconhecida a origem do nome deste petisco bem popular, admitindo-se que a explicação esteja na semelhança com pequenos peixes fritos. Também não se sabe quando foi criada, mas há registos escritos da sua existência desde a Idade Média. Em tempos de pouca abundância de recursos, esta foi uma forma engenhosa de fazer de quase nada uma iguaria, especialidade gastronómica da Estremadura.
A receita terá sido levada para o Japão, no século XVI, pelos jesuítas portugueses, podendo estar na origem da tempura (que alguns dizem ter origem na palavra portuguesa “tempero”).
São muitas as receitas disponíveis online. Variam nos ingredientes (feijão-verde, farinha, ovo, sal, pimenta e óleo para fritar, mas também sumo de limão, cerveja, bicarbonato de sódio, leite, etc.) e no tempo de cozedura do feijão (desde as receitas em que não é cozido até àquelas em que esse tempo oscila entre 3 e 7 minutos.
Será difícil encontrar uma receita mais simples do que a que vos trago hoje. Está na família há pelo menos 100 anos e era assim que a avó da minha mulher (cozinheira profissional) a confecionava. A única alteração que lhe introduzi foi a substituição do óleo por azeite.

Ingredientes para 4 doses generosas:
.100 g de farinha com fermento
.300 g de feijão-verde cozido.
Depois de retiradas as pontas, corte o feijão em 3 ou 4 troços (3 a 4 cm cada um) e coloque-o em água a ferver (com um pouco de sal) durante 7 minutos. O feijão fica macio, o que combina com o sabor delicado do polme e permite uma fritura mais rápida.
.1 ovo
.água
.sal
.pimenta
.azeite para fritar

Preparação:
1. Polme para fritar:
Junte o ovo com farinha, uma pitada de sal e outra de pimenta-preta moída no momento. Mexa muito bem e vá juntando água, até obter uma massa aveludada, sem grumos e com uma consistência semelhante à da maionese.
2. Deixe o azeite aquecer em lume médio-alto e coloque na frigideira os troços de feijão, depois de mergulhados no polme, deixando-os fritar durante 1 minuto da cada lado.
3. Retire, coloque sobre papel absorvente e sirva de imediato.
4. Pode ser uma entrada, mas, acompanhado com arroz (branco ou com grelos), é uma ótima refeição.

Abraço e boa semana para todos!

ChefAntónio

Sem comentários:

Enviar um comentário