25/10/14

.8 fontes de hidratos de carbono a não afastar da sua dieta!

Acabadas de assar, estas batatas serão a sobremesa do jantar de hoje!

Enquanto as dietas sem (ou com reduzidíssimos) hidratos de carbono ganham cada vez mais adeptos, confira aqui uma lista de 8 alimentos que vai querer manter à mesa

São o combustível do corpo, especialmente em caso de atividade física. Mas também funcionam como reguladores do humor e do funcionamento intestinal. Em plena "guerra mundial" contra os carboidratos, alimentada pela sempre presente necessidade de perder peso, os nutricionistas recordam o papel fundamental dos hidratos de carbono.

A fibra é a chave dos benefícios dos carboidratos. Afastada de vários alimentos através do processamento, como é o caso do pão, arroz e massas brancos, a fibra ajuda à sensação de saciedade, reduz o colesterol e previne ataques cardíacos, entre vários outros benefícios.

Hidratos de carbono ricos em fibra

1 – Feijão
Praticamente todos os tipo de feijão fornecem uma dose saudável de fibra (e proteínas) e pouco açúcar.

2 – Abóbora
Baixa em açúcar, rica em fibra, além de ser uma fonte de carotenoides, potentes antioxidantes.

3 – Aveia
O tipo particular de fibra encontrado na aveia tem sido associado a uma maior saúde cardíaca e controlo do peso.

4 – Pipocas
E esta, hein? O milho usado para as tão apreciadas pipocas conta como um cereal integral. Claro que se juntar muita gordura, sal ou açúcar, as pipocas não serão o petisco ideal para a sua dieta.

5 – Quinoa
Uma chávena de quinoa contém cinco gramas de fibra. Considerada uma proteína completa, contém os nove aminoácidos essenciais.

6 - Batata doce
Qualquer tipo de batata, desde que consumido com a casca, é uma fonte de carboidratos ricos em fibra, mas a batata doce acrescenta a esta vantagem o facto de ser também rica em carotenoides.

7 – Banana
A "barra energética da Natureza", como é apelidada, rivaliza com as bebidas desportivas no que toca a fornecer energia aos atletas, graças aos seus açúcares naturais. Mas uma banana de tamanho médico também contém 3 gramas de fibra e uma dose saudável de vitamina B6.

8 – Bagas
Todas as variedades são ricas em fibra, vitaminas e antioxidantes.

Fonte: Artigo da revista Visão (AQUI).

Abraço.
ChefAntónio

Sem comentários:

Enviar um comentário