24/10/14

Pimento: proteção contra todos os riscos!

Uma selfie na horta cá de casa com uma mão amiga a ajudar...

Nota para os amigos-leitores brasileiros: pimento = pimentão; cancro = câncer.
Dotado de um sabor intenso, mesmo quando utilizado em quantidades irrisórias, o pimento tem a capacidade de dar corpo e alma a pratos com pouca chama sem ser necessário recorrer ao sal ou à gordura.
Indicado para dietas de emagrecimento por ser pobre em calorias, o pimento permite confecionar um elevado número de pratos. Quando for para a cozinha fazer uma receita que encontrei de compota de pimentos, partilhá-la-ei convosco!

O PIMENTO:
A. Protege contra os radicais livres
Os pimentos são ricos em vitamina C (mais do que a laranja) e vitamina A (através da sua concentração de carotenoides, como o betacaroteno), dois antioxidantes muito poderosos.
Além de ser rico em fitoquímicos, o pimento também fornece uma boa quantidade de fibras.

B. Reduz o risco de doenças cardiovasculares
O pimento também contém vitamina B6 e ácido fólico. Estas duas vitaminas do complexo B são muito importantes para reduzir os níveis elevados de homocisteína, protegendo os vasos sanguíneos e reduzindo o risco de ataques cardíacos e derrames.
O pimento fornece também fibras que ajudam a baixar os níveis de colesterol alto.

C. Ajuda a proteger contra o cancro
Os pimentos vermelhos são um dos poucos alimentos que contêm licopeno, um carotenoide cujo consumo reduz o risco de cancro de próstata e de cancros do colo do útero, bexiga e pâncreas.
Estudos recentes sugerem que os indivíduos cujas dietas são pobres em alimentos ricos em licopeno estão em maior risco de desenvolver esses tipos de cancros.
Para as pessoas preocupadas com o cancro do cólon, a fibra encontrada nos pimentos pode ajudar a reduzir a quantidade de pontos de contacto que temos com células cancerígenas.
Além disso, o consumo de vitamina C, betacaroteno e ácido fólico, encontrado em todos os pimentos, está associado a um risco significativamente reduzido de cancro do cólon.

D. Tem propriedades anti-inflamatórias
Os muitos fitonutrientes obtidos do pimento têm propriedades anti-inflamatórias. Este apoio anti-inflamatório não é apenas grande para a prevenção do cancro e de outras doenças, mas também protege o coração e pode reduzir o risco de condições decorrentes de inflamação crónica, como a artrite.

E. Reforça o sistema imunitário
A vitamina C tem uma ampla gama de benefícios para a saúde, mas é mais conhecido por sua capacidade de estimular o sistema imunológico e combater o stress oxidativo causado pela atividade de radicais livres no corpo.
O pimento contém também uma boa quantidade de vitamina B6, que estimula o sistema imunitário.

F. Preserva a saúde ocular
Os pimentos são ricos com duas vitaminas que são essenciais para a saúde dos olhos, principalmente para afastar doenças oculares relacionadas com a idade. A vitamina C ajuda a prevenir as cataratas, enquanto a vitamina A ajuda a prevenir a degeneração macular. Ambas as vitaminas nos ajudam a ter olhos fortes e saudáveis.

Fontes:

Abraço “apimentado”!
ChefAntónio

1 comentário:

  1. Anónimo29.10.14

    Nunca tinha pensado em pimentões como alimento funcional.
    Ótima dica.

    ResponderEliminar