12/10/14

lúcia-lima: uma delícia antioxidante!

O meu pé de lúcia-lima (feliz com a chuva que continua a cair...).


Estimula a digestão, é relaxante e melhora o sono
Originária da América do Sul e cultivada na Europa desde o século XVIII, a lúcia-lima é uma das plantas mais conhecidas da naturopatia portuguesa. Os portugueses têm muito o hábito de a ingerir em chá.
Também denominada de erva-luísa, bela-luísa, limonete ou doce-lima tem um característico odor a limão. Um estudo realizado em março de 2011 na Universidade de Medicina de Madrid concluiu que o efeito antioxidante da lúcia-lima é equivalente ao do chá verde. O efeito anti-inflamatório e antiespasmódico nas dismenorreias da lúcia-lima é equivalente a fármacos como a indometacina. A lúcia-lima protege contra os efeitos adversos da quimioterapia (cisplatina) na medula óssea, exercendo uma ação antigenotóxica devido ao seu efeito antioxidante. Com base num estudo publicado na Toxicology Letters, em 2004, esta deve ser aconselhada a pacientes oncológicos que estejam a fazer este tratamento.

Usos:
As folhas podem ser consumidas frescas ou secas.
.Em chá (quente ou frio).
.Na culinária, confere um sabor alimonado aos pratos de peixe e aves, às marinadas de vegetais, molhos para saladas, compotas, pudins e bebidas.

SUGESTÃO:

Num litro de água a ferver, deite 3 a 4 colheres de sopa de lúcia-lima. Deixe ferver durante 5min. Deixe repousar durante 10min, coe e beba ao longo do dia, de preferência sem açúcar. Esta infusão funciona como calmante e sedativo.
 

 Fontes utilizadas:

Abraço com aroma de limão!
ChefAntónio

1 comentário:

  1. Não conhecia. Obrigada pela matéria. Parabéns!
    Abraços,
    Andreia
    Blog: http://detransimulado.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar