08/04/15

Cultivar brócolos com sucesso: 6 dicas!

Este ano tenho brócolos volumosos, o que nem sempre me acontece...

Os brócolos são uma planta da mesma espécie da couve e do repolho, mas que foi selecionada para o consumo de seus botões florais. Estes são colhidos quando as flores estão ainda fechadas e são consumidos geralmente cozidos, embora também possam ser consumidos crus.

1. PLANTIO/SEMENTEIRA
As sementes podem ser semeadas diretamente no local definitivo, a uma profundidade de aproximadamente 1 cm no solo. Também podem ser semeadas e transplantadas quando têm de 4 a 6 folhas.
O espaçamento entre as plantas não deve ser inferior a 30 cm.

2. SOLO
Use terra preta a que pode juntar um pouco de turfa e estrume (uso de galinha).

3. REGAS
A planta gosta de ser regada, mas não deve ser encharcada. Evite molhar as folhas para prevenir o aparecimento de fungos.

4. SOL
A luminosidade é muito importante, com luz solar direta pelo menos algumas horas por dia.

5. ADUBO
Para um crescimento mais conseguido, juntar ao solo (uma vez por mês) um bom adubo orgânico ao longo de ciclo de crescimento. Pode comprar o adubo ou produzi-lo de forma artesanal (cascas de alimentos, restos de comida, minhocas, esterco…).

6. COLHEITA
Colha as inflorescências (cabeças comestíveis) no momento em que apresentarem uma cor verde-acinzentada ou azul-esverdeada. Nascerão novas inflorescências menos vigorosas mas igualmente saborosas.
O momento do dia mais indicado para a colheita é quando faz menos calor, pois isso evitará que a planta sofra desidratação.

FONTES:

Abraço.
ChefAntónio

Sem comentários:

Enviar um comentário