12/08/15

Afinal, quais são as gorduras mais saudáveis para cozinhar?


No que toca a gorduras e óleos, temos dezenas de opções disponíveis e pode não ser fácil saber qual delas será a ‘mais saudável’. Além disso, existe muito debate sobre os benefícios e danos que o consumo das diferentes gorduras pode provocar.
Na sua série ‘Trust Me, I'm a Doctor’ a BBC falou com um especialista que revela quais as gorduras mais saudáveis para cozinhar.
Depois de uma experiência, o professor Martin Grootveld e a sua equipa revelam que o melhor óleo para fritar e cozinhar é o azeite. Porque esta gordura gera menos compostos tóxicos e porque os compostos que produz representam “menos malefícios para o corpo humano”.
O seu estudo sugere ainda que para cozinhar ou fritar, e contrariamente à crença comum, a manteiga ou a banha animal são mais indicadas do que os óleos de girassol e de milho. Isto porque estes óleos produzem mais aldeídos, substância relacionado com o aumento de risco de doenças cardíacas e de cancro.
O professor Martin Grootveld explica que é essencial que se evite comer fritos, especialmente aqueles feitos em temperaturas muito elevadas.
Deve ainda manter o óleo guardado sempre longe da luz e não deve reutilizá-lo, já que assim acumula mais substâncias que fazem mal à saúde.


Sem comentários:

Enviar um comentário