23/08/15

Todos ao festival do carapau-manteiga em Setúbal!


Desde ontem, e até 8 de setembro, tem à sua espera, em Setúbal, o festival do carapau-manteiga com a participação de 54 restaurantes da cidade.

O carapau-manteiga é uma das joias da gastronomia setubalense, numa cidade onde o peixe é rei, apenas pescado entre Setúbal e Sines. Distingue-se por ser bem mais claro do que o normal e com uma camada de gordura semelhante à manteiga, entre a pele e o lombo. Ganha por isso um sabor distinto e muito apreciado.
Nesta zona do País há diversas formações rochosas submersas, junto à costa, que promovem não só uma água um pouco mais quente como produção de algas e plâncton que enriquecem a dieta alimentar do carapau manteiga. O carapau tem também na sua alimentação o camarão, camarinha e ameijoas partidas. Tudo junto, está num habitat específico e muito propício a que se desenvolva, faz que ganhe a tal gordura e sabor. No fundo, à imagem do que acontece com o gado, cujas carnes são mais tenras ou saborosas também em função das melhores pastagens.
Várias das explicações vão sendo dadas por José Martins, dono do restaurante Espaço Setúbal, que aposta na grelha como melhor forma de confecionar o carapau, embora também sirva de tomatada e caldeirada. Favas, arroz de amêijoa, migas, batata cozida e o bom vinho da região completam a iguaria.
Vítor, dona Tasca da Fatinha, pescador, completa as explicações, falando de um peixe que deve ser apanhado a cinco seis braços de profundidade.
Face à especificidade deste carapau-manteiga, a autarquia de Setúbal e a Cooperativa de Pesca de Setúbal, Sesimbra e Sines estão a trabalhar na certificação do carapau-manteiga como espécie exclusiva da Costa de Setúbal a Sines. O processo final pode resultar em diversas classificações, mas todas elas com o mesmo propósito: reconhecimento de uma espécie única nesta região.
Fonte: Adaptado do jornal A Bola online.

Abraço.
ChefAntónio

P.s.: Se se sente tentado pela imagem da gordura a escorrer do peixe quente quando se retira a pele, siga a máxima de Camões: “Melhor é experimentá-lo que julgá-lo, mas julgue-o quem não poder experimentá-lo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário