18/01/16

Salada de rúcula c/ pétalas de camélia!


Nos últimos tempos tenho compilado informações sobre flores comestíveis. Tenho tido muitas e agradáveis surpresas. Muitas plantas consideradas apenas ornamentais dão-nos flores excelentes para a gastronomia do dia a dia.
É o caso da camélia. Como estão floridas e lindas na horta (cultivadas sem adubos nem produtos agrotóxicos), fiz esta salada vistosa e de sabor muito agradável. O sabor intenso da rúcula combina na perfeição com a suavidade das suculentas pétalas de camélia.
É muito simples de fazer:
BASTAR JUNTAR A RÚCULA COM UMA MÃO CHEIA DE PÉTALAS E TEMPERAR COM AZEITE, VINAGRE BALSÂMICO E UMA PITADA DE SAL. Depois, é só mexer e servir como entrada ou acompanhamento de uma omeleta ou carne assada por exemplo.



Acabadas de colher...

A camélia é usada há muito na cozinha oriental. Das sementes é extraído um óleo alimentar (o "tsubaki"). As flores são usadas em pratos de arroz (secas), em infusões, compotas, tartes, licores…
Da mesma família da planta do chá (Camellia sinensis), a camélia (Camellia japonica) é a flor inspiradora do romance “A Dama das Camélias”, de Alexandre Dumas Filho. A tradição popular fala de uma antiga rivalidade entre a rosa e a camélia por a primeira ser tão perfumada mas terrivelmente espinhosa e a segunda ser meiga mas ter um aroma quase inexistente.


Abraço com o perfume e as cores da camélia!
ChefAntónio

Sem comentários:

Enviar um comentário