08/04/16

Vegetais em crosta de sal c/ molho de manjericão!


Conheço muitas receitas com vegetais, mas a que vos trago hoje é uma descoberta recente. Vi esta forma de confecionar (que já conhecia com peixe de frango) no 24Kitchen. Depois de uma pesquisa na internet, compus a delícia de hoje. Ao contrário do que possa parecer, os vegetais não ficam salgados. A crosta de sal isola-os, criando um efeito de estufa, permitindo que fiquem no ponto com os seus próprios sucos, o que lhes dá um sabor único. O nabo fica uma iguaria! É um prato económico, pouco trabalhoso e muito saudável.


INGREDIENTES:
.Nabo, batata-doce, batata, beterraba, bolbo de funcho.
.1 kg de sal marinho
.2 claras
.azeite virgem extra
.manjericão
.tomilho-limão fresco

PREPARAÇÃO:
1. Bata as claras em castelo durante cerca de 5 minutos com um garfo e junte-lhes o sal a pouco e pouco, envolvendo muito bem.
2. Coloque um camadinha de sal no fundo de um tabuleiro e sobre ela os vegetais com a pele e previamente passados por água.
3. Cubra totalmente os vegetais e leve-os ao forno (previamente aquecido) a 220 graus durante 1h15.

4. Passado o tempo, retire do forno e quebre a crosta de sal para retirar os vegetais.

5. Tire-lhes a pele (sai com facilidade) e corte em pedaços.
6. Sirva de imediato com um molho de azeite com manjericão e tomilho-limão.
Nota: Também pode optar por cenoura, cebola, rabanete, rábano, etc. No entanto, vegetais com elevada percentagem de água (como curgete e tomate) são de evitar.

Abraço e bons vegetais  para todos!

ChefAntónio

1 comentário:

  1. Amei a novidade. Tenho um projeto de usar ervas e temperos de forma inusitada com minha sala de 8º ano. Achei muito interessante e farei um piloto para provar as receitas.
    Muitíssimo obrigada, Eliana

    ResponderEliminar