05/02/15

Um ovo com 3 gemas! Saiba porquê.

Veja as dimensões do "monstro" em relação a um ovo normal...

Quando ontem ao jantar parti um ovo, estava longe de imaginar ver algo que nunca tinha visto. Pela dimensão do ovo, esperava que tivesse duas gemas, como acontece de vez em quando com os ovos que recolho na capoeira. Mas, em vez de duas, caíram três gemas na frigideira!
Pesquisando na internet, concluí que não é uma situação inédita, embora seja pouco comum. Veja uma demonstração num vídeo AQUI.

E por que razão acontece tal “fenómeno”?
Eis a explicação publicada na revista “Superinteressante”:
 “Porque o ciclo hormonal das aves jovens, que determina sua ovulação, é, às vezes, irregular, resultando em ovos com mais de uma gema, ou ovulação múltipla”, explica o veterinário Edir Nepomuceno da Silva, da Universidade Estadual de Campinas, em São Paulo. O órgão reprodutor das aves assemelha-se a um funil. A gema, onde está o óvulo, desprende-se do ovário, cai na extremidade maior do funil e escorrega pelo tubo, chamado oviduto, onde a clara é agregada. O percurso pelo oviduto duro três a quatro horas. No final do “funil” a gema ou gemas, envoltas pela clara, são embaladas. A formação da casca (embalagem) leva cerca de 20 horas.
(http://super.abril.com.br/alimentacao/alguns-ovos-tem-duas-gemas-481899.shtml)

CONCLUSÃO:
É um desarranjo hormonal que afeta algumas frangas e que, com o tempo, se regulará. Disse-me um amigo que o problema também poderá aparecer em galinhas mais velhas, numa espécie de prenúncio da menopausa.
Nota: Quando era miúdo e havia alguma galinha a pôr ovos com duas gemas (diz a minha mãe que nunca tivemos casos de três gemas num só ovo), era cozinhada e substituída por outra, pois diziam que as pessoas que ave podia vir a ter problemas no “oveiro” (ovário).

Abraço para todos!
ChefAntónio

4 comentários:

  1. Te enviei um convite no diHITT! Seguindo no Blog! Um abraço!
    http://www.luceliamuniz.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Tínhamos os costumes de não usar ovos com 2 ou 3 gemas. A minha mãe sempre jogava fora.
    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Tínhamos os costumes de não usar ovos com 2 ou 3 gemas. A minha mãe sempre jogava fora.
    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Não é inédita, mas curiosa e a explicação deixa claro que pode ser consumido sem problemas, ótimo!
    Abraços

    ResponderEliminar