01/02/15

KUMQUAT: ornamento ou alimento?

No centro do pomar, o mais recente habitante, carregado de frutos!

A.  APRESENTAÇÃO:
Originário da Ásia, o kumquat é o fruto mais pequeno entre os citrinos e o único cuja casca é comestível. Assim, respondendo à pergunta que dá título ao artigo:
1. Esta planta é decorativa com os seus pequenos frutos em forma de pérola vestidos de um laranja vivo e luminoso a projetar-se na tela verde-escura da folhagem.
2. Por outro lado, quando bem maduros, os frutos são comestíveis. Podem ser consumidos ao natural ou processados. Alguns exemplos: em licores, compotas, saladas, recheios e molhos agridoces que combinam na perfeição com pratos de aves, sobretudo pato. Não é por acaso que um dos clássicos da gastronomia planetária é o conhecido “pato com laranja”…
Veja AQUI como fazer um excelente doce de abóbora c/ kumquat.

B.  PROPRIEDADES NUTRITIVAS
Antioxidante e carregadinho de vitamina C, ácido fólico e minerais, o fruto também é rico em carotenoides e fibra. O ácido cítrico que contém dá-lhes propriedades antisséticas benéficas para as vias digestivas e urinárias. Por outro lado, diminui a velocidade de absorção dos hidratos de carbono, ajudando a manter estáveis os níveis de glicemia (açúcar no sangue).

C.   CULTIVO
O melhor clima para o seu cultivo é o tropical e o subtropical. No entanto, suporta bem temperaturas baixas. Como as laranjas e os limões, necessita solo fértil e de sol direto para dar frutos abundantes.
Mesmo se tiver apenas um exemplar, a polinização não é problemática, pois as flores são hermafroditas e autopolinizam-se.

Abraço com muita vitamina C e baixo índice glicémico!
ChefAntónio

Fonte consultada: http://frutas.consumer.es/kumquat/

Sem comentários:

Enviar um comentário