22/04/15

Acelga: consumida desde a Antiguidade!

Cerca de dois meses depois de serem plantadas, estão assim...
(Receita de bifinhos de acelga c/ molho de mostarda: AQUI)

Frequentemente ignorada e subalternizada em relação a vegetais como a alface, o agrião, as couves ou as nabiças, a acelga deveria merecer um lugar de destaque na nossa mesa. Porquê? Pelas propriedades antioxidantes, pelo poder anti-inflamatório, pelas vitaminas, pelos sais minerais...

ORIGEM
Consumida a Antiguidade pelos camponeses gregos e egípcios, a acelga é originária da região do Mediterrâneo. Trazida para a Europa na Idade Média, fez grande sucesso em França.

CARACTERÍSTICAS E NUTRIENTES
Da família da beterraba, tem talos longos e rígidos de coloração diversa (brancos, cor-de-rosa, amarelos, vermelhos, verdes, violetas ou laranjas) e nervuras que sustentam as folhas, lisas ou crespas, de cor verde brilhante ou avermelhada.
Este vegetal é muito nutricionalmente muito interessante:
.alto teor de fibras
.vitaminas A, B3, C, E e K, esta última em grande quantidade
.sódio, magnésio, potássio e ferro
.propriedades anti-inflamatórias, que protegem e fortalecem o estômago
.índice glicémico baixo, sendo um alimento de eleição para diabéticos

COMO CONSUMI-LA
A culinária utiliza as folhas e os talos em pizzas, bolinhos, sopas, saladas, temperando massas e carnes e até mesmo crua. Misturada ao azeite, funciona como um ótimo laxante natural.
Nota: A cozedura tem duas vantagens: reduz-lhe a quantidade de ácido oxálico (que retarda a absorção do cálcio pelos ossos) e tira-lhe o sabor amargo que pode ter quando consumida crua.

CULTIVO
A acelga está pronta a ser colhida cerca de 70 dias após o plantio.

Fontes:

Abraço.
ChefAntónio

1 comentário:

  1. Boa noite, António. Aqui nós não temos o hábito de consumi-la muito, talvez pq a usemos mais em saladas, que eu particularmente não gosto. Mas sem dúvida é uma grande fonte de nutrientes.
    Grata por compartilhar
    Abraço
    Lúcia

    ResponderEliminar