04/10/16

Voluntário na Guiné-Bissau 13: A Edite e a Rosário ao volante...

"Ó cabrinha, para onde vais? Vê lá..."

O convívio com os meus colegas de missão foi umas das coisas muito boas da minha aventura. Primeiro com o António Raposo (fuzileiro) e depois com a Edite (médica) e a Rosário (enfermeira). Todos pessoas bem-formadas e com sentido de humor. E tão ou mais destravados do que eu. Talvez a Edite seja a mais ajuizada, mas não tenho a certeza…
Se a condução do António esteve dentro dos padrões expectáveis, os casos da Rosário e da Edite merecem que me alongue na análise.
A Rosário a conduzir na capital era um sucesso: agarrava-se ao volante, cerrava os dentes, fulminava com o olhar quem se apresentasse à esquerda ou à direita (que em Bissau vêm carros de as direções), apitava, punha o pé no acelerador e lá íamos nós em direção à embaixada e ao hospital. Os (e as) polícias, quando ela se aproximava, quase sempre a mandavam avançar. Acho que tinham era medo dela! Quando algum táxi lhe apitava, não ficava sem resposta. "Porque é que me estás a apitar?", questionava ela, indignada. "Agora é que não passas!" E não passava mesmo!
"Porque é que me estás a apitar?"

Com a Edite era diferente. Conduzia sobretudo quando saíamos de Bissau. Condução serena e sensível.Também falava, mas era diferente.
Se via uma criança a caminhar na berma, enchia-se de preocupação. "Então miúdo, onde vais?" Se lhe dizíamos que a dita criança só ia ao longo da estrada, não desarmava: "Mas pode mudar de direção a qualquer momento!" 
Certamente influenciada pela crença (predominante no país) que atribui uma alma a cada elemento da natureza, dispensava aos animais um carinho especial: "Ó porquinho (tb cabrinha, cãozinho, patinho, pintinho...) para onde vais? Vê lá." Quando passávamos por galinhas que desatavam a correr em todas as direções, afligia-se mais e dizia-nos (a mim e à Rosário): "Olhem lá pra trás. Estão bem? Estão bem?" O "estão bem" referia-se às galinhas e não a nós...
Abraço.

António

Sem comentários:

Enviar um comentário