01/10/16

Voluntário na Guiné 12: Adeus, Bissau!

O tear da felicidade alimenta-se de fios de "pequenas" coisas...

Depois de cerca de 40 dias em Bissau, concluiu-se a formação intensiva de 100 horas  de língua portuguesa no Instituto Camões (IC). O último dia preencheu-se de sentimentos contraditórios: por um lado, a alegria de ver cumprida a missão com a certificação de 20 jovens; por outro, a tristeza que todas as despedidas trazem no ventre…

Houve festa na entrega dos certificados, com a presença de representantes do IC e do Ministério da Educação da Guiné-Bissau.

Se esse foi o clímax da missão, houve um momento que ficará gravado para sempre na minha memória: conjuntamente com o Dr. Fábio, fui distinguido com a oferta de um pano de pente (Ver Nota Cultural no final do “post”). Senti-me honrado e muito emocionado com o gesto dos meus queridos alunos!

Como diria Sebastião da Gama, quero que todos eles sejam felizes. Que tenham sucesso nos estudos e que possam contribuir para uma Guiné-Bissau melhor.
Uma vez que durante a missão nem sempre tive acesso à internet, nos próximos dias, continuarei a partilhar informações sobre a cultura guineense (gastronomia, música...), emoções e alguns momentos divertidos.

Abraço já europeu, mas ainda com a memória na pele do calor húmido de Bissau, para todos os meus jovens pupilos, apresentados com os nomes com que gostavam de ser tratados: Saraiva, Isnaba, Ednilson, Juninho, Braima Fati 1, Braima Fati 2, David, Lente, Aliu, Erickson, Sócrates, Abdu, Vadinho, Vi, Janice, Vanessa, Mariama, Filipe, Eucunicia e Salvador.

ProfAP

Nota Cultural: O tradicional pano de pente “é um objeto de grande significado para a etnia Papel, intervém em todas as etapas da sua vida e é um objeto sagrado. Quantos mais panos se arrecada em vida mais rico se é”. (In http://www.independenciaslusa.info/arquivo-fotos-panos-de-pente-transformaram-se-em-destino-turistico/)
O pano de pente, de tear artesanal, tem uma grande importância social e cultural na Guiné-Bissau. A tecelagem guineense é uma tradição bem antiga e a versatilidade dos panos de pente não a deixam cair em desuso.
Devido ao seu valor patrimonial no seio dos guineenses os panos de pente são usados em várias ocasiões de grande significado para o país, passando pela política, moda, cerimónias fúnebres, casamentos tradicionais e decoração.
Apesar de ser um produto bastante dispendioso, devido a importação do algodão, está sempre presente nos rituais guineenses.” (http://panodepenteguineense.weebly.com/)

Sem comentários:

Enviar um comentário