17/10/16

Voluntário na Guiné 21: visita aos rápidos do Saltinho!

A azul, a estrada entre Bissau (à esquerda) e os rápidos (seta laranja).

Depois de uma primeira tentativa em que não chegámos ao destino, reprogramámos uma visita a um sítio que toda a gente nos dizia ser imperdível: os rápidos do Saltinho, na região de Bafatá, não muito longe da fronteira com a Guiné Conacri.
No dia estipulado, em plena época das chuvas, lá fizemos o percurso assinalado no mapa. Eu, as minhas colegas de missão (Edite e Rosário), uma amiga da Edite (a Alice, médica) e uma amiga da amiga da Edite (a Alcina, enfermeira).
Os 350 quilómetros da viagem (ida e volta) valeram a pena!

O cenário natural é impressionante. Indiferente ao verde da vegetação e ao azul do céu, aqui e ali pincelado de branco e cinzento, o rio Corubal, depois de uma curva apertada, passa-se dos carretos, lança-se vertiginosamente no declive do terreno, enfurece-se numa ebulição de espuma e remoinhos e, não deixando dúvidas sobre quem ali reina, lança um forte e contínuo rugido intimidador. Depois de passar sob a ponte (do Saltinho), espalha-se pela planície e fica manso como um cordeiro…

   
Pra ter uma ideia e uma magnífica banda sonora...


Depois da visita, na pousada do Saltinho (onde existia um aquartelamento na época colonial), deixaram-nos usar uma mesa para fazermos o nosso almoço-piquenique com vista para o rio. A chuva deu-se por convidada e caiu fortemente, o que levou os enormes caracóis guineenses (um fascínio para mim) a saírem dos esconderijos e a fazerem escalada nos troncos das palmeiras.

O rio visto da pousada.

Na primeira imagem, da esquerda para a direita: Alcina, Edite, Alice e Rosário.

Exotismo gastrópode!
Abraço
António

2 comentários:

  1. Quando os voluntários mais Valia trazem das suas missões contributos para futurus projeto e conhecimentos de outras terras, então a missão VALEU !...

    ResponderEliminar