25/11/14

.Batata-doce: alimento ou medicamento?


Quase poderíamos dizer que a batata-doce tem a capacidade de nos proteger de cabeça aos pés. Delicioso e versátil na cozinha, este alimento é um carboidrato complexo de baixo índice glicémico, o que significa que a sua absorção é mais lenta, libertando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito a insulina (responsável pelo aumento da fome e pelo acumular de gorduras). Rica em fibras, a batata-doce também é fonte de ferro, vitamina C e potássio, além de apresentar alto teor de vitamina E e conter vitamina A e C. Aqui ficam sete importantes benefícios desta verdadeira dádiva da natureza.

1. Antioxidante
As vitaminas A e C dão-lhe importantes propriedades antioxidantes.

2. Anti-infamatória
As vitaminas C e vitamina B6, betacaroteno e manganês tornam-na eficaz na cura de inflamações internas e externas.

3. Previne a artrite
Por ser rica em betacriptoxantina, a batata-doce ajuda na prevenção de doenças inflamatórias crónicas como a artrite reumatoide.

4. Baixa o açúcar no sangue
Os carotenoides ajudam o corpo a responder à insulina e a estabilizar o açúcar no sangue. Por outro lado, a vitamina B6 ajuda na resistência a doenças do coração em diabéticos. Finalmente, destaquemos o alto teor de fibra solúvel, que auxilia na redução tanto de açúcar no sangue como no colesterol e o ácido clorogénico, que pode ajudar a diminuir a resistência à insulina.

5. Ajuda a curar a úlcera no estômago
Graça às vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, betacaroteno e cálcio, a batata-doce tem um poder calmante e pode ajudar na cura de úlceras no estômago.

6. Previne o enfisema
A batata-doce fornece mais de 90% das necessidades de vitamina A do corpo, sendo um alimento incontornável para as pessoas que fumam poderem prevenir doenças pulmonares.

7. Aparelho digestivo
A batata-doce é uma boa fonte de fibra dietética, ajudando a promover um sistema digestivo saudável. Também pode ajudar a limpar metais pesados como arsénio e mercúrio do trato digestivo.
Fonte: http://www.saudedica.com.br/os-7-beneficios-da-batata-doce-para-saude/

Bom apetite!
ChefAntónio
Imagem encontrada AQUI.

3 comentários:

  1. Anónimo27.11.14

    Eu acho que é os dois kkk...
    http://mergulhado-em-historias.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. boa noite :)
    eu gosto muito de batata doce, adoro mesmo e costuma assa-la no forno, mas notei que me faz muitos gazes e deixei de comer, tem algum conselho que me poderia ajudar a colmatar essa situação? desde ja obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Natem!
      Há uns comprimidos de carvão que se vendem nas farmácias que podem ajudar.
      Abraço

      Eliminar